Ácido Ascórbico: Quando Usar? Como Usar? Quais são as Indicações?

Ele é mesmo seguro? Veja aqui!

Publicado em e atualizado em: 31-08-2021 por Lory Aguiar

Você já ouviu falar sobre esse ácido? Provavelmente não, pois é um nome complicado e quase não ouvimos falar sobre ele.

O ácido ascórbico, nada mais é que o nome químico da querida vitamina C. É como ela é chamada quando utilizada na composição de produtos cosméticos.

Esse ácido com sua molécula diferenciada para aumentar a estabilidade química, pode ser denominado como:

  • Palmitato de ascorbila;
  • Fosfato de ascórbica;
  • Ascorbila glucoside.

O ácido ascórbico, não existe naturalmente em nossa pele, como o ácido hialurônico. No entanto, sua versão sintética que é produzida em laboratório, é muito usada na prevenção do foto envelhecimento da pele, além de estimular a produção de colágeno.

Quando Utilizar O Ácido Ascórbico

Ele tem ação antioxidante, combatendo os radicais livres e prevenindo e retardando o envelhecimento precoce.

Como sua função é estimular a produção de colágeno, ele reduz a flacidez, deixando a pele mais firme e bonita.

Quando utilizar o ácido ascórbico?

Ele é muito utilizado para prevenir os danos provocados pela exposição à radiação ultravioleta. Dessa maneira ele é aplicado em muitos produtos cosméticos pós sol, devolvendo a vitalidade para a pele.

O ácido ascórbico atua também nos melanócitos, que são as células que guardam a melanina, deixando a cor da pele mais uniforme.

Ele protege a pele, atuando nas camadas mais profundas, reduzindo o surgimento de manchas, e diminuindo também o risco de câncer de pele.

Seus efeitos de foto proteção incluem a diminuição das alterações em nível celular e DNA e também a diminuição de eritema, que é a vermelhidão da pele.

O ácido ascórbico também é utilizado em tratamentos anti-aging como:

  • Estimulo na síntese de colágeno;
  • Tratamento de melasma;
  • Estrias brancas;
  • Eritemas pós operatório.

Como pudemos ver, os benefícios que esse ácido nos traz são inúmeros, vale a pena apostar no seu uso para se ter uma pele mais jovem e bonita.

Como podemos usar o ácido ascórbico

Como Podemos Usar O Ácido Ascórbico

Para o uso estético, ele pode ser utilizado de diversas maneira como:

  • Cremes;
  • Comprimidos efervescentes;
  • Cápsulas duras;
  • Comprimidos;
  • Sucos;
  • Alimentos enriquecidos.

A concentração da substancia em cremes varia bastante, enquanto alguns estudos relatam uma concentração entre 3 a 5%, outros demonstram uma concentração mais elevada, tendo assim resultados mais eficazes sobre os melanócitos e o colágeno.

Encontram-se no mercado produtos com concentrações que variam de 5% até 20% de vitamina C. Procure sempre ler a embalagem antes de usar o produto.

De acordo com pesquisas realizadas, o resultado sobre o uso de vitamina C na pele depende muito das características de sua formulação.

O mercado está recheado de produtos contendo esse ácido, no entanto, são poucas empresas que oferecem estudos desde o pH, que deve ser abaixo de 3,5 para penetrar na pele e a máxima concentração que deve ser 20%.

Auxilia na flacidez

Auxilia Na Flacidez

Como vimos a vitamina C é uma potente arma para o envelhecimento da pele e também ajuda na flacidez. Existem no mercado excelentes cremes para massagem com o ácido ascórbico, que usados regularmente aumentam e elasticidade da pele, deixando-a muito mais firme.

Existem ótimos produtos no mercado, que podem ser aplicados duas vezes ao dia. Todavia, existem outros produtos em que o ácido passou por um processo específico, tendo uma liberação gradual, nesse caso recomenda-se o uso uma vez ao dia.

O ácido ascórbico é muito utilizado em séruns, que ao serem usados na pele deve-se ter o cuidado de limpa-la bem antes da aplicação. Use um produto de limpeza de sua preferência, garantindo assim a limpeza profunda da pele.

O uso desse ácido é contraindicado a quem possui hipersensibilidade aos constituintes do produto. No entanto só em casos muito raros isso ocorre.

Esse ácido quando usado corretamente, trará uma pele muito mais firme, iluminada, hidratada, viçosa e com uma cor uniforme. Seu uso deve ser diário para melhores resultados.

Aliando o ácido ascórbico com protetor solar

Aliando O Ácido Ascórbico Com Protetor Solar

Como pudemos ver, o ácido ascórbico auxilia no combate aos efeitos dos raios ultravioletas na nossa pele, ajudando a ter uma proteção solar adequada, e assim minimizando os efeitos desses raios.

O uso de protetor solar com FSP, é de suma importância para a nossa pele, devendo ser no mínimo 30 a proteção. Deve ser usado diariamente e reaplicado quantas vezes forem necessárias.

Alguns estudos comprovaram que o uso do FSP contra os raios UVA e UVB, atua em até 55% no combate aos radicais livres que tanto envelhecem nossa pele, e quando usado com um antioxidante como a vitamina C, sua ação se torna muito mais abrangente.

Curiosidades

Curiosidades

Você sabia que a maioria das plantas e animais podem sintetizar a vitamina C para protege-los do UV.

Enquanto os seres humanos não são capazes de produzir a vitamina C, tornando extremamente necessária sua ingestão alimentar, através do consumo de vegetais folhosos e frutas cítricas.

Em nossa pele, a epiderme possui cinco vezes o nível de ácido ascórbico encontrado na derme. Após exposições agudas à luz ultravioleta os níveis de ácido ascórbico se esgotam, tanto na derme como na epiderme.

Esse esgotamento do ácido ascórbico, ocorre em pessoas mais velhas, principalmente naquelas que possuem algum tipo de doença como o câncer.

Boa parte dessa deficiência, está relacionada com a ingestão inadequada, assim, com uma suplementação correta consegue-se restaurar os níveis normais.

A vitamina C depois de penetrada na pele, se estabiliza, não podendo ser removida por lavagem nem fricção. Após a aplicação tópica os níveis de ácido ascórbico são de 20 a 40 vezes maiores àqueles conseguidos por ingestão oral.

Gostou desse artigo?

E ai gostou das nossas dicas? Decidiu fazer um ótimo tratamento com o ácido ascórbico?

Como vimos, a vitamina C é de suma importância para a saúde da nossa pele e também do nosso corpo.

Sua carência leva ao envelhecimento precoce, e outras debilidades do nosso organismo. O ideal é começar introduzindo essa vitamina em nossa alimentação. E para a beleza da pele utilizar cremes e séruns com o ácido ascórbico que deixarão sua pele muito mais firme, bonita e com a cor mais uniforme.

E ai gostou desse artigo? Deixe seu comentário, sua sugestão, ajude-nos a disseminar o conhecimento.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Ácido Ascórbico: Quando Usar? Como Usar? Quais são as Indicações?. O FemmeVerso estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.