Moda Anos 20, 30, 40, 50, 60, 80 E 90: Roupas, História, Estilo

Um pouco da história da moda em cada década!

Publicado em e atualizado em: 12-06-2020 por Lory Aguiar

Estar na moda sempre foi a busca de muitas pessoas, principalmente do público feminino, que com o passar dos anos foi sendo mais exigente quanto aos novos estilos e peças diversificadas para atender sua demanda.

Com isso, as roupas para mulheres passaram de um simples vestido para peças mais elaboradas, garantindo um leque de escolhas para todos os gostos.

As calças que um dia foram exclusividade do público masculino, passou a formar looks femininos, combinando com peças e diferentes estilos de calças.

Diante disso, com o passar dos anos, as roupas foram se desenvolvendo, juntamente com o perfil das pessoas que acompanha a moda de cada período.

Ficou curioso para saber qual a moda dos anos 20, 30, 40, 50, 60 e aos badalados anos 80 e 90? Então fique aqui comigo que irei te mostrar esta evolução.

Moda anos 20 – Características históricas da moda

Anos 20 A 1
Anos 20 1
Anos 20 B 1

A década de 20 era muito conhecida como os “anos loucos”, pois a moda passou do tradicional espartilho, para os cortes em tubo para vestidos e muitas cores.

Os tecidos leves como a seda é um dos mais utilizados neste período, principalmente pelos grandes nomes de estilistas, como a famosa Coco Chanel.

Com diversas inspirações em modelos de peças masculinas como terninhos, a estilista arquitetava modelitos leves e simplificados para as mulheres sem aderir a marcação das curvas, porém sem abrir mão da delicadeza e beleza do feminino.

Peças femininas mais usadas na década de 20

Os anos 20 é marcado também pela “era do Jazz” onde os embalos se formavam ao som das grandes bandas da época.

A ida aos cinemas, óperas e teatro exigiam um pouco mais de produção nos looks, com isso, algumas peças e acessórios começaram a surgir nessa mesma década.

Os vestidos de cintura baixa e de franja traziam um charme para as mulheres “melindrosas”, além de liberdade para elas dançarem ao som de jazz.

Os colares de pérolas chapéu cloche e sapato bico redondo de cor clara complementam o look elegante e versátil.

Diante disso, as mulheres passaram a deixar de lado o espartilho que era típica peça feminina no século 19, passando a investir em itens de maquiagem como batom carmim, delineador e lápis para os olhos.

Moda anos 30 – Características históricas da moda

Moda Anos 30
Moda Anos 30 A
Moda Anos 30 C

Com os Estados Unidos e o restante do mundo em crise, esta época foi marcada pelo formalismo das roupas com aspectos mais escuras.

Dessa maneira, o que na década passada era característica a mulher sem marcação de curvas estar em evidência, na década seguinte as curvas eram expostas de maneiras mais refina.

Contudo, as peças femininas passaram a ter novos cortes e formas que pudessem trazer em evidência as curvaturas naturais do corpo.

Peças femininas mais usadas na década de 30

Com o estilo voltado para o glamour, as mulheres começaram a deixar seus cabelos crescerem para pentear em ondas e combinar com os vestidos e saia até a canela.

Os decotes nas costas e formato mais justos na cintura, eram marca registrada em belíssimos vestidos de atrizes hollywoodianas, que inspiravam elegância.

Sendo assim, os acessórios como boinas, luvas compridas e sapatos tipo “pump” combinavam os looks da época.

Falando em combinação, foi bem nesta época que os conjuntos com bolero, casaco e capas começaram a fazer parte com modelos de vestidos e saias.

Moda anos 40 – Características históricas da moda

Moda Anos 40
Moda Anos 40 A
Moda Anos 40 B
Moda Anos 40 C
Moda Anos 40

Esta época é marcada pela escassez e período de guerra, a qual o mundo da moda também sofreu grandes consequências.

Com o lançamento da linha algodão, as produções com este recurso eram marcadas pelas peças de uniformes, da seda para o paraquedas e outros materiais foram surgindo para atender a demanda de vestimenta.

Peças femininas mais usadas na década de 40

As mangas arredondadas, cinturas mais acentuadas e saias de corte reta marcavam a moda desta época.

Uma característica interessante dos anos 40 é que as meias calças passaram a ser customizadas com um grande risco desfiado, demarcando as pernas das mulheres.

Os acessórios como chapéus ganharam um formato menor do que muitos estavam acostumados, mas mesmo assim muitas mulheres não podiam pagar pelo apetrecho, fazendo investir em outros itens como os turbantes e lenços.

A calça ganha mais espaço, pois as mulheres da época passaram a ocupar as fábricas no lugar dos homens que foram para a guerra.

Moda anos 50 – Características históricas da moda

Moda Anos 50 B
Moda Anos 50 C

Os anos 50 é marcado pela sensualidade e feminilidade, pois com o fim da guerra a economia começa a crescer e novas modas são lançadas.

A influência da mídia de como se comportar e se vestir deu um “up” no mundo da moda, trazendo dicas de modelitos e peças essenciais de um guarda-roupa feminino.

Também chamado de “Início dos anos dourados” a década de 50 é um importante ano histórico para a moda.

Peças femininas mais usadas na década de 50

As peças por sua vez, eram marcadas na cintura e com decotes no busto, saias rodadas ou de corte mais reto, sempre valorizando a silhueta.

Um lançamento que ainda é possível vestir são as calças cigarretes, calça jeans e blusa branca que traziam um efeito de moda colegial para o período de pós-guerra.

Os acessórios como lenços amarrados no pescoço, luvas mais curtas e pequenos chapéus completavam o look.

Moda anos 60 – Características histórica da moda

Anos 60
Anos 60 A
Anos 60 D

Também conhecido pelo termo Ano dourado, a década de 60 é marcada por peças que compõem nossos guarda-roupas de atualmente.

Neste sentido, o ato de vestir-se da época passou a ser ligado ao tipo de comportamento das pessoas, que viviam um momento pós-guerra.

O estilo unissex é introduzido, com ele vieram as inspirações em peças que remetiam aos famosos da época, como Elvis Presley e os Beatles.

Peças femininas mais usadas na década de 60

A moda do momento eram as roupas curtas, como minissaias e vestidos que faziam grande sucesso entre o público feminino.

Os vestidos eram em formato de tubinho ou em trapézio, o que traziam uma sensualidade e destaque para as pernas.

As estampas como poá, psicodélica e listras viraram sensação dos modelitos como vestidos, saias e calças.

Um calçado que foi lançado e até hoje ganha os corações, é a bota cano longo que acrescenta estilo ao look escolhido.

Moda anos 80 – Características histórica da moda

Anos 80
Anos 80 A
Anos 80 B
Anos 80 D

Os anos 80 é marcado por um período de muita descontração, onde a moda ganha espaço em vários cenários culturais.

Diante disso, as cores e brilhos ganhavam espaço entre os modelos de roupas e acessórios usados por mulheres e também por homens.

É um período de empoderamento feminino, onde mulheres disputavam cargos de gerência com os homens, e mostrando através dos looks ousados sua personalidade forte e descontraída.

Peças femininas mais usadas na década de 80

As peças mais usadas neste ano de 1980 são as mangas bufantes, blazer de ombreiras, jaquetas de couro e a calça jeans.

Contudo, a moda fitness também ganha destaque, juntamente com o Grunge (estilo Kurt Cobain e Courtney love) e o hippie.

Os lenços e suspensórios são os acessórios do momento, contando também com as grandes e chamativas estampas em peças de todos os estilos.

Moda anos 90 – Características histórica da moda

Moda Anos 90 A
Moda Anos 90 B

As características desta época esbanjam um leque de estilos, desde o lançamento do básico até as superproduções.

Dessa maneira, como a década de 80 havia passado, alguns modelitos ganharam destaque também na década seguinte.

Peças femininas mais usadas na década de 90

As estampas coloridas ganharam forma junto com combinações com as calças jeans e shorts cintura alta.

A cor neon também entrava na lista dos mais usados, junto com o modelo básico minimalista da época.

O estilo Grunge era forte nos anos 90, assim como o jeans em jardineiras e saias para todos os estilos e gostos.

O colete jeans e vestidos jeans também entram na lista dos mais usados nos anos 90, juntamente com as saias xadrez e croppeds.

Os anos 90 é um grande influenciador da moda nos dias atuais, pois várias peças podem ser vistas em grandes lojas conceituadas.

Entender e aprender a evolução da moda ao longo dos tempos, nos faz refletir o quanto o comportamento e moda estão interligados, onde cada um desses contribui com suas características.

Agora que você conhece a história da moda durante as décadas de 40 a 90, comente aqui embaixo, qual a época de sua preferência.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Moda Anos 20, 30, 40, 50, 60, 80 E 90: Roupas, História, Estilo. O FemmeVerso estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.