Bambuterapia: O que é? Como Funciona? Quais os Benefícios?

Aprenda tudo sobre a técnica relaxante que utiliza bambus!

Publicado em e atualizado em: 12-06-2020 por Lory Aguiar

Você já deve ter ouvido falar sobre a bambuterapia! Descubra como ela funciona e todos os seus benefícios para a saúde!

A bambuterapia é um tipo de técnica utilizada para relaxar e que pode trazer inúmeros benefícios, além do bem estar. Pode atuar efetivamente na saúde estética, proporcionando uma melhora do aspecto e aparência da pele.

O que é a Bambuterapia?

O Que É

Em momentos de muita correria e uma rotina estressante, as técnicas para relaxar são as mais buscadas por quem deseja o alívio da tensão do cotidiano estressante. Aqueles, ainda, que buscam um corpo perfeito e atraente, é outro motivo para aderir a tais técnicas.

A bambuterapia é um tipo de técnica que se originou na França e faz um mix de dois benefícios, o de bem estar e o estético. Faz uso de bambus de tamanhos diferenciados. A técnica transformou-se numa aliada do público feminino, porque além do relaxamento, tal massagem traz a promessa da redução das medidas e remodelagem do corpo.

Para a questão estética, há a afirmação de que esta técnica apresenta mais eficiência do que a própria drenagem linfática, porque os fragmentos do bambu promovem a eliminação maior do tecido adiposo a partir da massagem.

Além disso, a massagem apresenta ação relaxante. Isto porque o contato deste bambu com a região muscular do corpo reflete o bem estar e reduz a dor dos músculos.

O bambu

O Bambu

O bambu é a representação da beleza, da força, leveza e de tudo o que é flexível. Para a técnica da terapia, é preferível o bambu de superfície regular. Os fragmentos precisam ser lixados e envernizados, além de não terem a composição de quaisquer tipos de farpas, prejuízos que impeçam a perfeição do deslize ou machuquem o indivíduo, bem como ranhuras.

Varas

Varas

As varas do bambu caracterizam-se em espessuras e tamanhos diferenciados. Atuam como dedos prolongados e, dessa forma, disponibilizam o possível alcance a todas as áreas do corpo, de modo a contribuir para sensações novas para aqueles que recebem massagens.

Com a utilização das pontas do bambu, o servidor está apto a proceder os estímulos de pontos de energia e áreas reflexas das mãos, pés, rostos e, inclusive, o reequilíbrio dos chakras.

A terapia dos bambus precisa ser elaborada de modo correto, em sentido, direção, tipo de pressão, velocidades e técnicas de caráter leve a média, para que não machuque os indivíduos que recebem a massagem.

Chakras

Chakras

Para aqueles que não estão a par deste assunto, o chakra é o centro de energia do nosso corpo. Dentre os principais, caracterizados em número 7, estão localizados desde o início da coluna até a região da cabeça.

Conforme os artigos exotéricos, a boa função e exercício promovem o resultado de equilíbrio e saúde.

O ambiente

O local deve adequar-se à terapia, ter um clima bom e música leve, bem como uma iluminação de meia luz.

Higiene

Dentre os atendimentos realizados com o bambu, é preciso fazer a higienização com água e detergente neutro. Depois disso, faça a secagem com papel toalha ou pano higienizado. É preciso ter cautela para que não molhe a parte de dentro dos gomos.

Benefícios da Bambuterapia

Benefícios Da Bambuterapia

Essa terapia é capaz da tonificação muscular e disponibiliza muito relaxamento. O principal e maior objetivo é fazer a remodelagem da cintura. Com a movimentação e óleo utilizado ocorre a regeneração de pele. Veja os demais benefícios disponíveis:

  • elimina as toxinas ruins;
  • melhora a corrente sanguínea – retira inchaços;
  • reduz a gordura localizada;
  • elimina as estrias e celulites;
  • disponibiliza nutrição de células;

Os indivíduos que apresentam tensões dos nervos, após este tratamento podem sentir um grande alívio. É capaz, também, de despertar a energia do corpo, em razão do aquecimento e limpeza da pele

Atua também na produção da paz interior, porque o tratamento é elaborado num ambiente calmo com velas e música suave, bem como essências.

A indicação para um resultado bom é realizar, pelo menos, 2x por semana a terapia. É claro que será necessário cuidar dos alimentos consumidos, ou então não adiantará de nada a bambuterapia. Além disso, busque um profissional, porque, caso seja feita a movimentação errada é possível que tenha sérias lesões.

Demais benefícios

Esta estratégia de relaxamento faz uso de hastes do bambu de diversos tamanhos, bem como espessuras diferenciadas para que se facilite a pressão distribuída em manobras.
Atente-se aos benefícios principais desta técnica:

Alívio de Dores

A técnica é capaz de promover o alívio das dores, pressionando pontos específicos, em que o organismo disponibiliza a liberação da serotonina e da endorfinas, neurotransmissores que têm relação com o bem estar e prazer. A movimentação profunda no trapézio e nas costas têm maior indicação.

Relaxamento

A sensação do bem estar e do relaxamento é praticamente instantânea. A massagem das mãos com os bambus são capazes de proporcionar uma sensação de intensidade e todo o estresse é eliminado.

Acelera o metabolismo

A movimentação de drenagem linfática faz pressão nas regiões específicas que promovem o aceleramento metabólico do corpo e a corrente de sangue. Todas as toxinas e impurezas do corpo têm eliminação pelo suor, fezes e urina.

Cintura fina

Sua cintura ganha um silhueta mais fina. É só escolher a área que deseja maior destaque dos contorno dela, e o massagista fará o deslize do bambu com movimentação profunda.

Rosto mais esticado

Essa massagem dá um “up” na face a partir das técnicas, a partir do lifting facial, que consiste no estímulo da pele.

Como funciona?

Como Funciona

A massagem acontece de modo a modelar o corpo a partir dos bambus, e apresenta efeito semelhante à drenagem linfática. O que acontece é que o bambu é um tipo de extensão dos dedos que acaba alcançando toda a região do corpo, e tem adaptação das curvas com a movimentação nos lugares em que a gordura tem sua queima e também ocorre a remodelagem da cintura.

Há um modo adequado de executar cada fragmento do corpo a partir do bambu. Não há restrição de onde possa ser elaborado: barriga, coxas, pernas, rosto, costas.

Como o intuito é fazer a remodelagem da cintura, o bambu é deslizado com um óleo nas partes laterais da silhueta. O terapeuta necessita ser ágil e saber exatamente onde direcionar o instrumento para que não machuque o indivíduo.

Não deixe de compartilhar as informações e a sua opinião conosco!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Bambuterapia: O que é? Como Funciona? Quais os Benefícios?. O FemmeVerso estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.