Como Fazer Bronzeamento com Azeite de Dendê (Passo a Passo Completo)

Saia daqui sabendo a famosa técnica!

Publicado em e atualizado em: 27-05-2020 por Lory Aguiar

Bronzeamento é bonito, mas é fundamental ter cuidados necessários!

Quem não adora aquele bronzeado bonito e uniforme, ressaltando a marquinha do biquíni. Mas até que ponto ter uma pele bronzeada é saudável?

Vamos entender porque a pele fica bronzeada. Quando expomos nossa pele ao sol, ela começa a escurecer como um mecanismo de defesa, protegendo o DNA contra a radiação solar da UVA, que bronzeia, mas também provoca o envelhecimento precoce e a UVB que queima a pele

Esse escudo de proteção é formado por um pigmento conhecido como melanina, que dá tonalidade a pele, evitando doenças como o câncer de pele, muito comum nos dias atuais.

Durante a exposição aos raios solares, essa melanina oxida e escurece, assim quanto mais escura for a pele, mais melanina ela produz, consequentemente mais duradouro será seu bronzeado.

Azeite de dendê no bronzeamento

O azeite de dendê é muito anunciado por ambulantes nas praias, com o objetivo de bronzear rápido, deixando aquele tom dourado que todo mundo busca.

No entanto de acordo com especialistas, o azeite de dendê é rico em propriedades que ajudam no aceleramento do bronzeado. Porém eles ressaltam que esse óleo não faz nenhum efeito quando passado diretamente na pele, pois o efeito vem de fora para dentro.

Muitas vezes a ideia de que tudo que é natural é bom, não podia estar mais equivocada quando o assunto é bronzeador.

Quando se trata da pele, algumas substancias podem ser tão nocivas quanto os compostos químicos.

Muitas mulheres em busca de um bronzeado rápido e perfeito, buscam alguns óleos como:

  • Azeite de dendê;
  • Azeite de oliva;
  • Óleo de coco;
  • Óleo de urucum.

O maior problema é, que além de não protegerem a pele contra os efeitos nocivos dos raios solares, esses tipos de óleos ainda provocam queimaduras gravíssimas.

Existem casos de queimaduras até de terceiro grau, e em casos extremos pode levar até a morte. Parece um tanto exagerado, porém na minha adolescência, tive duas amigas que usaram o azeite de dendê para se bronzearem, elas tiveram queimaduras de terceiro grau, ficando com os corpos bastantes machucados. Isso sem falar no processo longo e doloroso para se recuperar.

  Bronzeamento com Beterraba Funciona Mesmo? Receita Completa!

Isso ocorre porque o risco de exposição aos raios solares, aumenta aproximadamente dez vezes ao se utilizar um óleo caseiro para se bronzear.

O produto esquenta mais a pele, canalizando os raios solares para aquela região sem proteção. Isso significa que utilizar esses tipos de óleos é muito pior do que não usar nada.

O que é azeite de dendê?

O azeite de dendê é um tipo de gordura que quando ingerida cru, é rica em vitamina A, que é excelente para a beleza da pele, além de ser ótima também para a saúde dos olhos.

Esse azeite é o resultado do esmagamento das sementes de uma espécie de palmeira, chamada dendezeiro. O dendezeiro apesar de ser típico da África foi trazido para o Brasil na época da colonização, pelos portugueses.

Ele é muito usado para temperar os alimentos, como saladas ou mesmo para dar sabor em determinados refogados, como o famoso caruru. O azeite de dendê é um ingrediente indispensável na culinária baiana.

Por ser rico em vitamina A, esse azeite ajuda no funcionamento dos órgãos reprodutores, e também fortalece a saúde dos olhos e pele.

Benefícios para Beleza e Saúde

Esse azeite possui muitos benefícios para a nossa saúde, vamos conhecer alguns deles:

  • Ajuda melhorar a visão;
  • Ajuda a prevenir problemas cardiovasculares;
  • Reduz o risco de câncer;
  • Melhora o nível de vitamina A do organismo;
  • Auxilia na saúde do cérebro;
  • Melhora os níveis de energia.

Além de todos esses benefícios o azeite de dendê ajuda a manter uma gravidez saudável, visto que as deficiências de vitaminas enfrentadas pelas mulheres grávidas podem ser supridas por esse azeite.

Ele possui quantidades consideráveis de vitaminas A, D, e E que são de extrema importância na gestação.

Como pudemos ver, o azeite de dendê possui inúmeros benefícios para a saúde da pele, entretanto jamais sob o sol.

Truques para um bronzeamento perfeito

Quando pensamos em bronzeamento, logo vem à mente ficar horas estendida no sol, sendo esse, um pensamento completamente errado.

A longo prazo, pagamos um preço muito alto por essas prolongadas exposições solares, sem os cuidados necessários.

  Perigos do Bronzeamento com Parafina: Não Faça Antes de Ler!

Para se conseguir um bronzeado rápido e duradouro, o primeiro passo é fazer pequenas alterações em sua alimentação, e ter alguns cuidados especiais na hora da exposição solar. Vamos conferir alguns truques como:

Consuma alimentos ricos em betacarotenos

Os betacarotenos são pigmentos de cor laranja ou vermelha, excelentes para a saúde do sistema imunológico, ajudando também a conseguir um bronzeado rápido e duradouro.

Quando você consome uma boa quantidade destes nutrientes, o excesso de carotenoides são armazenados nas células de gorduras que estão debaixo da pele simulando um bronzeado.

Os alimentos que contem mais betacarotenos são a cenoura, abóbora, laranja, batata-doce, pimentão e tomate.

Faça uma esfoliação natural

A pele contém várias camadas, e a epiderme que é a mais superficial, contém milhões de células mortas, que devem ser removidas para se obter uma pele mais macia e brilhante, além de um bronzeado mais uniforme.

Para fazer a esfoliação você pode comprar cremes esfoliantes ou então fazer um caseiro natural, que é muito fácil de fazer, basta misturar açúcar com mel e passar na pele em movimentos circulares. Nunca use o esfoliante corporal no rosto, pois esses são mais agressivos e podem danificar a pele delicada do rosto.

Aplique azeite de oliva na pele após o sol

Por conter muita vitamina E e polifenóis antioxidantes que reforçam as paredes celulares da pele, e ajudam a prevenir o aparecimento de rugas, esse azeite é bastante hidratante, fazendo com que as células não sequem e mantenham a elasticidade.

Se amarrou nessas dicas?

Como vimos, apesar de ser lindo ter uma pele bronzeada, devemos tomar muito cuidado com o que passamos na pele para a exposição solar. O famoso azeite de dendê deve ser utilizado de outras maneiras, jamais sob o sol.

E ai gostou desse artigo? Deixe seu comentário, sua sugestão, ajude-nos a disseminar o conhecimento.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Como Fazer Bronzeamento com Azeite de Dendê (Passo a Passo Completo). O FemmeVerso estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *