Saia daqui sabendo a famosa técnica!
Publicado em 17-11-2019 e atualizado em: 27-05-2020 porBronzeamento é bonito, mas é fundamental ter cuidados necessários!
Quem não adora aquele bronzeado bonito e uniforme, ressaltando a marquinha do biquíni. Mas até que ponto ter uma pele bronzeada é saudável?
Vamos entender porque a pele fica bronzeada. Quando expomos nossa pele ao sol, ela começa a escurecer como um mecanismo de defesa, protegendo o DNA contra a radiação solar da UVA, que bronzeia, mas também provoca o envelhecimento precoce e a UVB que queima a pele
Esse escudo de proteção é formado por um pigmento conhecido como melanina, que dá tonalidade a pele, evitando doenças como o câncer de pele, muito comum nos dias atuais.
Durante a exposição aos raios solares, essa melanina oxida e escurece, assim quanto mais escura for a pele, mais melanina ela produz, consequentemente mais duradouro será seu bronzeado.
Azeite de dendê no bronzeamento

O azeite de dendê é muito anunciado por ambulantes nas praias, com o objetivo de bronzear rápido, deixando aquele tom dourado que todo mundo busca.
No entanto de acordo com especialistas, o azeite de dendê é rico em propriedades que ajudam no aceleramento do bronzeado. Porém eles ressaltam que esse óleo não faz nenhum efeito quando passado diretamente na pele, pois o efeito vem de fora para dentro.
Muitas vezes a ideia de que tudo que é natural é bom, não podia estar mais equivocada quando o assunto é bronzeador.
Quando se trata da pele, algumas substancias podem ser tão nocivas quanto os compostos químicos.
Muitas mulheres em busca de um bronzeado rápido e perfeito, buscam alguns óleos como:
- Azeite de dendê;
- Azeite de oliva;
- Óleo de coco;
- Óleo de urucum.
O maior problema é, que além de não protegerem a pele contra os efeitos nocivos dos raios solares, esses tipos de óleos ainda provocam queimaduras gravíssimas.
Existem casos de queimaduras até de terceiro grau, e em casos extremos pode levar até a morte. Parece um tanto exagerado, porém na minha adolescência, tive duas amigas que usaram o azeite de dendê para se bronzearem, elas tiveram queimaduras de terceiro grau, ficando com os corpos bastantes machucados. Isso sem falar no processo longo e doloroso para se recuperar.
Isso ocorre porque o risco de exposição aos raios solares, aumenta aproximadamente dez vezes ao se utilizar um óleo caseiro para se bronzear.
O produto esquenta mais a pele, canalizando os raios solares para aquela região sem proteção. Isso significa que utilizar esses tipos de óleos é muito pior do que não usar nada.
O que é azeite de dendê?

O azeite de dendê é um tipo de gordura que quando ingerida cru, é rica em vitamina A, que é excelente para a beleza da pele, além de ser ótima também para a saúde dos olhos.
Esse azeite é o resultado do esmagamento das sementes de uma espécie de palmeira, chamada dendezeiro. O dendezeiro apesar de ser típico da África foi trazido para o Brasil na época da colonização, pelos portugueses.
Ele é muito usado para temperar os alimentos, como saladas ou mesmo para dar sabor em determinados refogados, como o famoso caruru. O azeite de dendê é um ingrediente indispensável na culinária baiana.
Por ser rico em vitamina A, esse azeite ajuda no funcionamento dos órgãos reprodutores, e também fortalece a saúde dos olhos e pele.
Benefícios para Beleza e Saúde

❤️Seus amigos estão gostando:
Esse azeite possui muitos benefícios para a nossa saúde, vamos conhecer alguns deles:
- Ajuda melhorar a visão;
- Ajuda a prevenir problemas cardiovasculares;
- Reduz o risco de câncer;
- Melhora o nível de vitamina A do organismo;
- Auxilia na saúde do cérebro;
- Melhora os níveis de energia.
Além de todos esses benefícios o azeite de dendê ajuda a manter uma gravidez saudável, visto que as deficiências de vitaminas enfrentadas pelas mulheres grávidas podem ser supridas por esse azeite.
Ele possui quantidades consideráveis de vitaminas A, D, e E que são de extrema importância na gestação.
Como pudemos ver, o azeite de dendê possui inúmeros benefícios para a saúde da pele, entretanto jamais sob o sol.
Truques para um bronzeamento perfeito

Quando pensamos em bronzeamento, logo vem à mente ficar horas estendida no sol, sendo esse, um pensamento completamente errado.
A longo prazo, pagamos um preço muito alto por essas prolongadas exposições solares, sem os cuidados necessários.
Para se conseguir um bronzeado rápido e duradouro, o primeiro passo é fazer pequenas alterações em sua alimentação, e ter alguns cuidados especiais na hora da exposição solar. Vamos conferir alguns truques como:
Consuma alimentos ricos em betacarotenos
Os betacarotenos são pigmentos de cor laranja ou vermelha, excelentes para a saúde do sistema imunológico, ajudando também a conseguir um bronzeado rápido e duradouro.
Quando você consome uma boa quantidade destes nutrientes, o excesso de carotenoides são armazenados nas células de gorduras que estão debaixo da pele simulando um bronzeado.
Os alimentos que contem mais betacarotenos são a cenoura, abóbora, laranja, batata-doce, pimentão e tomate.
Faça uma esfoliação natural
A pele contém várias camadas, e a epiderme que é a mais superficial, contém milhões de células mortas, que devem ser removidas para se obter uma pele mais macia e brilhante, além de um bronzeado mais uniforme.
Para fazer a esfoliação você pode comprar cremes esfoliantes ou então fazer um caseiro natural, que é muito fácil de fazer, basta misturar açúcar com mel e passar na pele em movimentos circulares. Nunca use o esfoliante corporal no rosto, pois esses são mais agressivos e podem danificar a pele delicada do rosto.
Aplique azeite de oliva na pele após o sol
Por conter muita vitamina E e polifenóis antioxidantes que reforçam as paredes celulares da pele, e ajudam a prevenir o aparecimento de rugas, esse azeite é bastante hidratante, fazendo com que as células não sequem e mantenham a elasticidade.
Se amarrou nessas dicas?
Como vimos, apesar de ser lindo ter uma pele bronzeada, devemos tomar muito cuidado com o que passamos na pele para a exposição solar. O famoso azeite de dendê deve ser utilizado de outras maneiras, jamais sob o sol.
E ai gostou desse artigo? Deixe seu comentário, sua sugestão, ajude-nos a disseminar o conhecimento.
- Como Integrar a Lava-Louças Custo Benefício Perfeita em Seu Design de Cozinha Moderna - novembro 8, 2023
- O futuro dos salões de beleza: tendências e previsões para a indústria - junho 11, 2023
- 87+ Tendências de Vestidos da Moda Feminina 2022 (Fotos) - março 27, 2022