Carvão Ativado para a Pele? Veja os Benefícios

Entenda definitivamente tudo sobre este produto!

Publicado em e atualizado em: 28-05-2020 por Lory Aguiar

A limpeza da nossa pele é um processo que deve ser feito diariamente para retirar todas as impurezas que teimam em ficar acumuladas em nossa pele ao longo do dia. No entanto, as limpezas que fazemos as vezes são superficiais e por isso alguns produtos são mais indicados para limpar a pele de forma profunda.

Um desses produtos que ganhou destaque nesses últimos anos foi o carvão ativado. Ele é um ingrediente com base natural e que promete conseguir alcançar um maior nível de limpeza para a nossa pele. E hoje conheceremos um pouco mais sobre os benefícios do carvão ativado.

O que é o carvão ativado?

O carvão ativado é o resultado da queima de alguns produtos naturais como: madeira, fibra de coco, entre outros. O produto dessa queima e um fino pó que o conhecemos bem como carvão ativado.

No entanto, para se tornar ativado, esse carvão deverá passar por um processo de vapor que irá tornar a sua capacidade de absorção e filtração muito maiores. E é exatamente por esse motivo que ele se tornou tão popular entre a indústria dos cosméticos para a pele.

Quais os benefícios do uso do carvão ativado na pele?

O carvão ativado possui propriedades que vão muito além do que realizar uma limpeza na pele. O carvão ativado possui propriedades que se ligam a substâncias tóxicas que podem estar presentes em nossa pele. Estudos também comprovam que o seu uso contínuo ajuda a diminuir a flacidez da pele. O carvão ativado trabalha com se fosse um detox na pele, removendo as moléculas que não servem e deixando a pele muito mais saudável.

O carvão ativado pode ser usado em qualquer tipo de pele?

Por mais que o carvão ativado tenha ótimas propriedades para a pele, existem que alguns tipos de pele que devem ter atenção no uso desse produto. O carvão vegetal ativado deverá ser evitado por:

  • Pessoas que tem alergia ao carvão vegetal ativado.
  • Peles com rosáceas.
  • Peles com ressecamento extremo.
  Ácido Glicólico para Beleza e Saúde da Pele [Guia Completo]

Caso você use o carvão ativado, e sinta algum tipo de desconforto, retire o produto do rosto, suspenda o uso e entre em contato com sua dermatologista. Ela poderá indicar um outro produto que possa ajudar na limpeza profunda de sua pele.

Como fazer uma máscara de carvão ativado

Se você, assim como eu, gosta de uma receitinha caseira, não se preocupe, eu trouxe aqui uma receitinha super fácil para fazer a sua própria máscara de carvão ativado em sua casa.

Material

  • 1 recipiente não metálico.
  • Uma espátula não metálica.
  • 1 colher (sopa) de cola branca.
  • 1 colher (sopa) de gelatina sem sabor.
  • 2 comprimidos de carvão ativado.
  • 2 colheres (sopa) de leite integral.

Modo de preparo

  1. Coloque os comprimidos de carvão ativado em um recipiente e esmague-os para que fiquem bem triturados.
  2. Misture bem o carvão ativado triturado com o leite e logo em seguida misture a gelatina sem sabor.
  3. Coloque na mistura uma colher de sopa de cola branca e misture bem todos os ingredientes até formar uma mistura homogênea.
  4. Leve a mistura ao micro-ondas por 30 segundos. Retire do micro-ondas e deixe esfriar.
  5. Antes de aplicar a máscara, lave o rosto, se for possível com água morna para ajudar a abrir os poros.
  6. Aplique a máscara caseira diretamente no seu rosto, com o auxílio de um pincel. Os locais que você poderá aplicar são: nariz, testa, queixo e bochechas, que geralmente são as regiões que possuem cravos.
  7. Espere alguns minutos até que a máscara seque naturalmente em seu rosto, evite ficar tocando enquanto a máscara não seca.
  8. Após secar, comece a tirá-la pelas suas extremidades, em alguns casos ela sai sozinha e de uma vez, caso não consiga você poderá tirar de pedaços em pedaços.
  9. Após a aplicação da máscara de carvão ativado, tonifique e hidrate a sua pele normalmente.

Essa receita não deve ser armazenada, então, em caso de sobra da receita jogue fora ou opte por fazer a receita em uma menor proporção. Também é importante não fazer uso dessa máscara todos os dias. Fazer a aplicação de uma a duas vezes por semana dessa máscara já é o ideal para intercalar com outros rituais de beleza de sua preferência.

  Qual a Melhor Marca de Água Termal? Benefícios e Como Usar

Outros usos do produto

Um produto de origem natural que faz muito bem para a pele, com toda a certeza teria mais opções de uso, não é mesmo? E devido a confirmação de alguns benefícios de se usar o carvão ativado em outras áreas, trouxemos para você uma lista de como usar o carvão mineral além de na sua pele.

Carvão ativado nos cabelos

Essa é uma dica que posso falar com completa propriedade, porque eu mesmo uso shampoo com carvão ativado quase sempre, principalmente quando o meu cabelo está bem sujo e eu desejo realizar uma limpeza profunda. O resultado é que meus fios ficam mais brilhosos e com mais vida. Por ter uma propriedade de limpeza profunda ele é um ótimo auxiliar para quem tem caspas ou o couro cabeludo muito oleoso.

Carvão ativado para os dentes

Existem cremes dentais que investiram no carvão ativado para terem um princípio ativo capaz de limpar os dentes com maior eficácia e deixá-los mais brancos, contudo, qualquer tratamento para clareamento dental caseiro deve ser antes discutido com o seu dentista.

Carvão ativado e o seu efeito detox

Algumas pessoas começaram a utilizar o carvão ativado em algumas receitas detox, no entanto, isso foi uma “moda” que surgiu mas que não há ainda qualquer comprovação científica sobre esse efeito de auxílio ao emagrecimento.

O uso de qualquer produto para emagrecimento que não seja por orientação médica ou de nutricionista não deve ser usado. A comunidade científica realiza procedimentos, testes, experiências para assim, após de comprovado poder oferecer as pessoas uma alternativa que não venha oferecer riscos à saúde.

Você conhecia todos esses benefícios do carvão ativado para a sua pele? Me conta aqui nos comentários se você já usou a máscara e o que achou do efeito ela na sua pele.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Carvão Ativado para a Pele? Veja os Benefícios. O FemmeVerso estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *