Qual a Melhor Técnica de Depilação para Pele Negra? Descubra!

Fizemos um guia especial para quem quer tirar as dúvidas sobre depilação de pele negra.

Publicado em e atualizado em: 27-05-2020 por Lory Aguiar

Que mulher consegue ficar sem se depilar? Impossível imaginar, ainda mais vivendo no pais dos mini biquínis, shortinhos e micro saias.

No entanto, nem sempre é tão simples, ainda mais quando se tem a pele mais escura. Geralmente as peles mais escuras são mais suscetíveis à manchas e queimaduras.

Desse modo, peles mais escuras precisa ter um cuidado redobrado na hora de se depilar, descobrindo qual o método ideal para sua pele.

Vamos conhecer os diversos métodos de depilação, para se livrar dos incômodos pelinhos, são eles:

  • Lâmina;
  • Creme depilatório;
  • Depilador elétrico;
  • Cera quente;
  • Laser caseiro;
  • Depilação a laser.

Cada método possui suas vantagens e desvantagens, depende muito de como sua pele reage.

Como Utilizar Lâminas

Como Utilizar Lâminas

Esse é o método mais antigo e também o mais fácil, removendo rapidamente os pelos e de maneira indolor. Basta esperar os pelos crescerem e novamente raspá-los.

Parece tudo tão fácil e simples, que você se pergunta, para que fazer uso de métodos tão sofridos?

Toda essa maravilha e praticidade, também tem um preço a pagar. Muitas mulheres possuem extrema alergia à lâmina, deixando a pele com diversas placas alérgicas logo após o seu uso.

Outro fato comum que ocorre ao cortar o pelo com a lâmina, é que eles começam a crescer para dentro da pele, ocasionando a foliculite. Esse caso é agravado quando os pelos são crespos.

Quando isso acontece, o ideal é recorrer para algumas substâncias que acalmam a pele como:

  • Camomila;
  • Nicotinamida;
  • Pomadas de corticoide.

Caso esses cuidados não resolvam, o melhor é procurar outro método de depilação.

Creme depilatório

Creme Depilatório

O creme depilatório, é um método muito seguro para as mulheres de peles escuras, todavia, ele necessita ser deixado no tempo certo, para não danificar a pele.

O ideal é fazer um teste antes de utiliza-lo para descobrir possíveis alergias que possam ocorrer. Basta passar o produto em uma pequena área da pele, se após 24 horas não houver nenhum tipo de reação, ele pode ser utilizado com total segurança.

Depilador elétrico

Depilador Elétrico

O depilador elétrico retira os pelos desde a raiz, não correndo o risco de alergias, cortes ou queimaduras. No entanto, se ele for mal aplicado, pode provocar leves agressões na pele. Ele só provoca descoloração ou manchas se agredir a pele, caso contrário é um método seguro.

Cera quente

Essa cera para algumas mulheres é uma verdadeira tortura, porém, para outras é tida como o melhor método, pois os pelos crescem mais finos e fracos.

Outra vantagem, é que com esse método os pelos demoram mais a crescer do que com a lâmina, que tem rápido crescimento.

No entanto, como nada é perfeito, ele também tem suas desvantagens, principalmente para as mulheres negras e morenas, pois pode provocar manchas.

Isso ocorre, porque ao agredir a pele, ela responde com um aumento de pigmentação, especialmente em pessoas de pele escura. Devido a cera ser quente, a pele sofre com a alteração térmica.

Nesses casos o ideal é optar pela cera fria, e esfoliar a pele para evitar que os pelos se encravem.

Laser caseiro

Laser Caseiro

Muitas mulheres vão em busca desse método pela comodidade, mas todo o cuidado é pouco. Isso porque, embora existam diversos modelos de home devices, uns mais potentes que outros, e apesar de possuírem uma energia muito menor que os lasers dos consultórios, podem causar manchas em peles negras e morenas.

Por essa razão, eles são mais indicados para pessoas de pele clara.

Depilação a laser

Essa é a queridinha das mulheres, pois elimina os pelos por longos períodos, bastando poucas sessões.

Todavia quando decidir por esse método, é necessário procurar um lugar de confiança, e que seja feito por profissionais capacitados.

Vale lembrar, que nos dias de hoje existem maquinas que controlam a intensidade e o comprimento da luz, garantindo desse modo, que a pele negra e morena não sofra possíveis danos.

Para as peles negras os melhores laser são:

Esses aparelhos são os mais indicados para a pele negra, pois eles mantêm a direção da energia pontual, afetando apenas o bulbo, que é a porção inicial do pelo. Desse modo, consegue distribuir pouco calor na superfície da pele, preservando assim a melanina.

Cuidados antes e pós depilação

Cuidados Antes E Pós Depilação

Como vimos, a pele negra exige cuidados especiais no que se refere a depilação. Desse modo, é necessário dedicar um pouco de atenção antes e depois da depilação, garantindo assim a saúde e beleza da pele negra.

Antes de iniciar qualquer processo de depilação, o ideal é higienizar muito bem o local, retirando desse modo qualquer vestígio de creme hidratante, desodorantes ou mesmo protetor solar.

Mesmo que eles não contenham álcool, deve-se proceder a limpeza, pois dessa maneira não haverá riscos de reação.

Após a retirada dos pelos, o mais indicado é investir em alguma loção calmante, dando preferência para aquelas à base de hamamelis. Isso ajudará a pele a se recompor, deixando-a macia e longe de irritações.

Outro fator muito importante, é controlar o uso de desodorantes e perfumes na região das axilas (leia sobre esfoliação de axilas), pois podem causar irritações.

O ideal é utiliza-los somente depois de aproximadamente 12 horas após a depilação.

Cuidados com a pele negra

Cuidados Com A Pele Negra

Como pudemos ver, existem diversos métodos para se depilar. Enquanto uns preferem praticidade, outros optam por métodos menos dolorosos.

No entanto, vale lembrar que no caso de peles negras, o cuidado é maior quando falamos em ceras quentes para depilação. Caso esse seja seu caso procure outros métodos que não agridam sua pele.

Porém, em todos os métodos, a pele negra vai necessitar de cuidados especiais, pois ela é muito ressecada, exigindo uma hidratação maior que as peles claras.

Com os cuidados necessários, a pele negra pode usufruir de diversos tipos de depilação, mantendo sua maciez e beleza, que tanto nos encantam.

Gostou desse artigo?

E ai gostou das nossas dicas? Decidiu qual método de depilação usar?

Como vimos, existem várias opções, procure a que mais combine com você, depois é só usufruir daquele belo biquíni.

E ai gostou desse artigo? Deixe seu comentário, sua sugestão, ajude-nos a disseminar o conhecimento.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Qual a Melhor Técnica de Depilação para Pele Negra? Descubra!. O FemmeVerso estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.