Envelhecimento Precoce: Causas, Sintomas e Melhor Tratamento

Tire todas as suas dúvidas sobre o assunto.

Publicado em e atualizado em: 31-08-2021 por Lory Aguiar

Saiba tudo sobre o envelhecimento precoce e as principais causas desta condição que acomete a saúde humana!

O envelhecimento precoce é um situação consequente dos elementos celulares oxidados. Entenda como isso funciona, a seguir, e acompanhe os sintomas mais presentes no organismo humano a partir deste problema de saúde que pode prejudicar a aparência e demais critérios do corpo.

Envelhecimento Precoce da Pele

Envelhecimento Precoce

Essa condição específica é o resultado da elevação dos elementos celulares oxidados, que promovem a redução da produtividade do colágeno, de fibra elástica e células renovadas. Este fenômeno facilita o surgimento precoce de linhas e rugas que se responsabilizam por manter a incompatibilidade com a faixa etária cronológica, proporcionando que outro indivíduo pareça mais velho do que é exatamente.

Causas

Dentre as principais causas deste problema, podemos mencionar os seguintes critérios de maior acometimento da pele:

Muito tempo exposto aos raios solares

Muito Tempo Exposto Aos Raios Solares

O tempo exposto ao sol de forma inadequada é a principal causa do envelhecimento precoce. Isto porque o fato provoca uma degeneração precoce e que se acumula na pele, capaz de promover o surgimento das manchas e das rugas.

Em determinadas situações, é possível até que se desenvolva o câncer, caso não tenha o devido cuidado. É imprescindível lembrar que o astro solar traz muita saúde para o organismo, porém de forma excessiva ou de modo desprotegido é perigoso.

Ambiente poluído

Ambiente Poluído

Ao passo que haja muita poluição do ar, o quantitativo do oxigênio, de forma consequência, promove a redução da oxigenação dos tecidos e dos órgãos. O gás nocivo encontrado no ar com poluição compõe um tipo de película de elementos tóxicos que têm absorção através da pele, promovendo o aumento das reações oxidantes e composição de radicais livres que fazem a agressão do órgão.

A poluição em excesso promove a oxidação dos elementos celulares, tanto na pele quanto pelo corpo todo. Portanto, para que se evite tal reação, é imprescindível a proteção da pele todos os dias, com a aplicação do protetor solar, creme hidratante e proporcionando a limpeza para eliminação das impurezas.

Muito estresse

Muito Estresse

O estresse que se prolonga promove o aumento da produtividade dos radicais livres, de modo a intensificar o processo oxidativo dos elementos celulares. É o denominado estresse que faz a oxidação, que promove o desempenho do papel central de conduzir as situações e elementos que provocam o envelhecimento.

Ele promove a alteração dos ciclos de renovação das células e causa prejuízos ao DNA que liberam as substâncias inflamatórias. Os primeiros impactos são condizentes ao envelhecimento precoce da pele.

Má alimentação

Má Alimentação

Uma alimentação ruim pode facilitar que ocorra o envelhecimento precoce de vários modos, a iniciar pelo aumento notável do peso.

Beber pouco líquido

Beber Pouco Líquido

Beber água é fundamental para que o corpo tenha o seu funcionamento adequado, de forma total. Tem uso em diversos procedimentos do metabolismo, transpiração e, inclusive, respiração.

A ausência da hidratação causa problemas no corpo todo e tem maior evidência principalmente no maior órgão do nosso corpo, que é a pele.

Imunidade baixa

Imunidade

Uma imunidade baixa é um sintoma de que o organismo não consegue a defesa completa das substâncias externas, promovendo o aumento dos riscos de contração de patologias. A resistência de uma boa imunidade é imprescindível para a saúde. A ausência dela facilita inflamações e infecções no corpo todo, que não ocorreriam se estivessem funcionando adequadamente as defesas.

Pouco tempo de sono

Pouco Tempo De Sono

Ao longo do sono, somos capazes de produzir os hormônios responsáveis pelo rejuvenescimento como o do crescimento e a denominada melatonina. Tais hormônios atuam no desempenho da funcionalidade de reparação e calmaria da pele. A ausência do sono promove o impedimento de que o organismo possa descansar de forma adequada.

Cigarro

Cigarro

Indivíduos que costumam fumar, de modo crônico, apresentam a pele mais amarelada e grossa, em razão de elementos de fumaça que se impregnam. As linhas de expressão ao redor da boca, os dentes com escurecimento, a ponta dos dedos em tom amarelo e olheiras em caráter profundo são alguns dos critérios do tabagismo.

Sintomas do Envelhecimento Precoce

Sintomas Do Envelhecimento Precoce

Estes sinais podem ser expostos da seguinte maneira pelo organismo humano:

Manchas de exposição ao sol aos 20 ou 30 anos

As sardas e manchas faciais se relacionam diretamente com a fotoexposição do sol precoce e de muita intensidade até os 20 e 25 anos de vida. Portanto, estes são sinais claros dos prejuízos que se acumulam dos raios solares.

O problema é que já há um declínio em relação a reparação do organismo e da disseminação das células.

Ao passar, também, a ter uma produção deficiência e espontânea dos radicais livres e elementos antiglicantes que fazem o combate dos superóxidos que promovem o envelhecimento do organismo, facilitando o surgimento de possíveis manchas.

Bochechas enrugadas

O desenvolvimento das rugas acontece com a movimentação e expressão. Porém, se a linha fina e as rugas surgem no meio da bochecha, aos 20 ou 30 anos, algo está errado. E o principal vilão é o sol.

Bolsinhas nos olhos

A área dos olhos apresenta muita sensibilidade e delicadeza. Destaca-se pelas fibras do colágeno que são frágeis, e se responsabilizam pelo sustento da pele que se localiza, aproximadamente, 6% com maior fineza, a cada 10 anos.

Melhor Tratamento

Melhor Tratamento

Combinar o ácido retinóico, o kójico e o glicólico pode auxiliar no tratamento das peles em caráter envelhecido, reduzindo rugas e marcas. Com derivação do elemento vitamínico A, apresenta eficácia, também, em tratamento da pele fotoenvelhecida, com manchas, sardas, rugas fininhas e sardas, bem como uma textura irregular e hiperpigmentações.

Isto porque a substância do ácido promove o estímulo da produtividade do colágeno novamente.

A substância do glicólico tem indicação para aqueles que apresentam rugas em caráter leve e deseja a redução das marcas expressivas. O kójico é determinado para a eliminação das manchas da pele. Ele age na inibição do efeito bacteriano e na produtividade da melanina, renovando as células e promovendo o clareamento da pele.

Gostou das dicas? Nós queremos saber a sua opinião! Deixe um comentário e compartilhe com sua família e amigos! Saúde vem sempre em primeiro lugar! Participe da comunidade comentando abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Envelhecimento Precoce: Causas, Sintomas e Melhor Tratamento. O FemmeVerso estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.