Como Escolher Sapatos para Bebês: 55+ Modelos LINDOS

Guia completo para você não errar na hora da compra!

Publicado em e atualizado em: 12-03-2022 por Lory Aguiar

Guardar o primeiro sapatinho do bebê e banhar em bronze pode não ser uma prática tão popular quanto antes, mas ainda hoje a maioria dos novos papais tem uma certa ansiedade em colocar no pé do bebê aquele primeiro sapatinho fofo e cheio de significados. Confira dicas imperdíveis nesse novo guia do Femmeverso.

No entanto, de acordo com especialistas, os bebês não precisam usar sapatos até começarem a andar. Para bebês o ideal é deixá-los descalços e nos dias mais frios com meias antiderrapantes.

Uma vez que o bebê tenha dado seus primeiros passos, a melhor aposta para sapatos de bebê é garantir que eles sejam confortáveis ​​e forneçam alguma aderência em superfícies escorregadias.

Este artigo explica como escolher sapatos para antes do caminhar, para novos caminhantes e quais evitar.

Como escolher sapatos para bebês que ainda não andam

Embora os sapatos não sejam necessários para os bebês, alguns pais gostam de colocar em seus bebês aqueles sapatinhos fofos e cheios de estilo. Principalmente em passeios, festas e no batizado.

A pedida, nesse momento, é optar por sapatos extremamente macios e confeccionados especialmente para os bebês. Aposte em solas macias e sapatinhos em couro extra macio.

Sapatos de sola macia também podem ajudar a manter as meias nos pés do bebê para se aquecer em dias mais frios.

Também é possível vestir o bebê com um lindo par de meias até que ele esteja andando! Enquanto estão engatinhando, os bebês precisam mais de meias macias com solas antiderrapantes do que de sapatos.

Se o bebê usa sapatos decorativos, tire-os sempre que ele começar a passear ou andar. Os pés descalços ajudam no equilíbrio.

Leia também: Moda E-girl 2022

Como escolher sapatos para bebês já caminhantes

Quando a criança já estiver andando considere sempre o conforto ao escolher os sapatinhos. Sempre preste atenção ao tamanho do calçado, pois nunca deve estar apertado e muito menos largo demais. O ideal é que tenha uma sobra de 0,5 cm a frente dos dedos para conforto e equilíbrio.

Algumas coisas para procurar incluem:

  • Solado antiderrapante
  • Ajuste correto – justo nos calcanhares e com pequena sobra nos dedos
  • Conforto – cuidado com sapatos muito baratos e sem procedência

A criança sempre estará mais confortável com calçados mais flexíveis, de sola macia e feitos especialmente para pés de bebês.

Além disso, muitas marcas de sapatos para crianças são feitas de couro muito macio, que tem a vantagem de ser confortável e lavável.

Solado flexível e bom ajuste são essenciais. A menos que o pediatra do bebê recomende, pule a despesa adicional de suportes de arco, inserções especiais, saltos reforçados ou qualquer outro recurso adicional.

Como evitar problemas

Alguns sapatos são mais propensos a escorregar dos pés das crianças. Esses tipos de sapatos incluem crocs e chinelos.

Sapatos melhores podem proteger o bebê ou criança em idade pré-escolar de machucados nas pontas dos dedos, unhas quebradas, lascas e outros ferimentos, mesmo dentro de casa. 

Quando procurar um pediatra

Converse com um pediatra se tiver alguma preocupação com os pés ou a caminhada do seu filho. Alguns sinais que podem justificar uma visita ao médico incluem:

  • Andar na ponta dos pés
  • Unhas encravadas
  • andar com os pés virados para dentro ou andar com os pés virados para fora
  • Não andar depois dos 15 meses de idade

Marcas populares de sapatinhos no Brasil:

Como acertar na escolha do tamanho correto.

Estudos comprovaram que 98% das pessoas nascem com os pés completamente sadios e sem problemas e quando adultos apenas 40% desse público mantém essa qualidade. Ou seja, a maioria das pessoas danifica os próprios pés em algum período da vida.  

Já sabemos que o ato de utilizar um calçado de tamanho errado na infância é a forma mais fácil de trazer esses danos ao pé na vida adulta.

Os pés de um bebê crescem por volta de 12 números somente nos 3 primeiros anos de vida dele e já existem estudos que atestam que mais de 50% dos bebês e crianças já usaram um sapato que estava pequeno demais para seu pezinho.

Vale ressaltar que os pés das crianças são capazes de suar o dobro dos pés de um adulto e por esse motivo o sapatinho necessita ser de material respirável e com boa ventilação.

Então é de extrema importância que a família esteja informada e saiba qual o sapato ideal para cada etapa da vida da criança.

Para acertar na escolha alguns cuidados devem ser tomados, entre eles a idade.

A idade é o fator principal para que os pais acertem na escolha do sapato.

Bebês:Eles nascem com apena 1 osso em seu delicado pezinho e o resto é apenas cartilagem que irá se desenvolver com o tempo. Nessa etapa o melhor é usar apenas meias, sapatinhos de algodão (estilo pantufinhas) e numa ocasião especial um sapatinho de couro com solinha extremamente macia.
Crianças Pequenas:Quando a criança completa 2 anos é imprescindível que o tamanho do sapato seja monitorado a cada três ou quatro meses. Também é importante que o sapatinho tenha espaço na parte dos dedos para que se movimentem de forma confortável e ainda sustentem os tornozelinhos. Uma palmilha de qualidade faz o papel de amortecimento.
Crianças de 4 a 6 anos:O tamanho do calçado deve ser monitorado a cada 6 meses. Deve ser de material respirável e que ofereça amortecimento e apoio, sendo leve e flexível. 
Como Escolher Sapato de Acordo com a Idade

Leia também: Como Usar Alpargatas

 Dicas importantes:

  • O sapatinho deve estar confortável, mas nunca caindo do pé.
  • O calçado deve ser experimentado com a criança em pé, assim o peso do corpo fica bem distribuído.
  • Sempre deixe uma folga de 12 mm entre o dedão e a parte da frente do sapato, pois os dedos precisam conseguir se espalhar com conforto.  

Gostou das dicas? Ficou com dúvidas? Qual modelo de calçado infantil você curtiu mais? Deixe seu comentário!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Escolher Sapatos para Bebês: 55+ Modelos LINDOS. O FemmeVerso estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.