Melhores Receitas Caseiras de Esfoliação da Pele Passo a Passo

Essas receitas vão te surpreender!

Publicado em e atualizado em: 27-05-2020 por Lory Aguiar

Cuidar da nossa pele exige muita atenção, pois uma pele bem cuidada ajuda na autoestima, fixação da maquiagem, e também nos traz uma aparência mais saudável.

Uma opção muito indicada para quem deseja tratar a pele, deseja economizar e usar produtos naturais é fazer uma esfoliação caseira.

Além do custo ser relativamente mais baixo do que as esfoliações que existem à venda nas prateleiras das lojas de cosméticos, ela é natural e não passou por processos químicos, ou seja, usa diretamente as propriedades da natureza para cuidar da nossa pele, e quem melhor que a mãe natureza para cuidar de toda a nossa beleza? Ninguém, não é mesmo?

Por que é importante esfoliar a pele?

O processo de esfoliação da pele é muito importante para a mesma promove uma renovação das células da pele.

Seu processo ajuda a remover as células mortas e por consequência dessa ação a pele fica muito mais macia e mais lisa ficando pronta para receber a hidratação que merece.

Outro ponto importante à favor da esfoliação caseira é que ela ajuda a diminuir algumas marcas, pois promove renovação celular.

Esfoliação Caseira 1

Que tipo de pele pode fazer esfoliação?

Muitas pessoas acham que somente quem possui pele oleosa deverá realizar esfoliação, mas estão enganadas. A esfoliação pode ser feita tanto para pele oleosa, quanto para pele seca.

O que irá diferenciar é a frequência em que a esfoliação deverá ser feita. Geralmente para a pele oleosa a ocorrência de esfoliação irá variar entre duas ou três por semana, em peles secas esse processo deverá ser reduzido a apenas uma.

Para um esclarecimento mais detalhado ou se a sua pele apresentar alguma particularidade o dermatologista deverá ser consultado para indicar a frequência das esfoliações.

Escolhi algumas esfoliações caseiras que irão te ajudar a ter uma pele digna de uma princesa da Disney.

Esfoliação com café

O café além de ser um grão que produz uma bebida deliciosa (levanta a mão as viciadas em café, vem comigo colega), promove muitos benefícios quando usados na pele.

Primeiramente devemos lembrar que um pacote de café custa um valor muito em conta e esse pacote irá lhe render inúmeras esfoliações. Além do mais, você utilizará a borra do café (o que sobra depois do líquido coado) ou seja, além da economia do valor você estará utilizando algo que iria ser descartado.

Além do mais o café possui propriedades antioxidantes, o que ajuda no processo de rejuvenescimento da nossa pele.

Por essa quantidade de benefícios é que o café se tornou o princípio ativo de vários produtos na área de cosméticos. Agora olha só as receitinhas maravilhosas que eu trouxe aqui para vocês, é só conferir e fazer aí na sua casa.

Esfoliação Com Café

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de mel.
  • 1/2 xícara de chá da borra de café.

Preparo

Junte os dois ingredientes em um recipiente (não metálico) e misture com uma espátula ou colher (não metálica). Em seguida aplique no rosto realizando movimentos leves e circulares e deixe agir por alguns minutos (em média deixe agir entre 1-3 minutos).

Esfoliação com sal

Isso mesmo o sal é um ingrediente maravilhoso para realizar esfoliação na pele. Além de possui uma receita simples e maravilhosa.

Ingredientes

  • 2 colheres de sal fino.
  • 1 colher de azeite extra virgem.
Esfoliação Com Sal

Preparo

Misture os dois ingredientes em um recipiente não metálico até formar uma substância homogênea. No banho aplique a esfoliação com movimentos circulares, e lave em seguida. Seque a pele e aplique o hidratante que você usa normalmente.

Esfoliação com açúcar

A esfoliação com açúcar promove maior hidratação e também ajuda na remoção das células mortas. Em sua composição podemos encontrar o ácido glicólico, é ele que atua principalmente na remoção das células mortas da sua pele.

Essa é uma substância encontrada em muitos produtos com ação rejuvenescedora.

Caso você tenha uma pele que seja extremamente sensível faça um “teste” antes de aplicar uma esfoliação de açúcar no corpo, pois por causa da ação do ácido glicólico é possível que haja algum tipo de irritação em peles que são muito sensíveis.

Caso seja possível, converse com o dermatologista. Você poderá optar por fazer a esfoliação com os diversos tipos de açúcar que existem no mercado;
Açúcar mascavo, açúcar demerara, açúcar cristal. Se liga nessa receitinha.

Esfoliação Com Açúcar

Ingredientes

  • 1/2 xícara de açúcar de sua preferência (eu opto sempre pelo demerara).
  • 1/4 de xícara de óleo de coco.

Preparo

Misture os ingredientes em uma vasilha que não seja de metal e aplique-os levemente sobre a pele, após um minuto de movimentos circulares enxágue, seque a pele e a hidrate como de costume.

Outros ingredientes que são ótimas opções para se realizar uma esfoliação caseira são a aveia e o fubá. Se vocês quiserem eu prometo que trago uma receitinha para cada uma em outro artigo, é só me avisar nos comentários.

O ingrediente que irá realizar a esfoliação pode ser misturada com outros ingredientes que irão potencializar a sua ação, por exemplo: óleo de coco, mel, soro fisiológico, e até mesmo a água mineral são ótimos solventes para um esfoliante caseiro.

Ao realizar uma esfoliação caseira, tenha sempre cuidado no momento da aplicação, pois alguns ingredientes podem arranhar a sua pele. É importante que os movimentos sejam precisos, mas leves e circulares. Dessa forma a circulação da pele irá melhorar e também ajudará que o esfoliante consiga agir de uma melhor forma para retirar as impurezas da pele.

É importante lembrar que para realizar qualquer esfoliação você deverá estar com a pele limpa. Se possível utilize um sabonete neutro para realizar essa limpeza e em seguida comece a esfoliar a sua pele com a receita que mais lhe agradou.

Deixe agir por uns minutos e retire a mistura do rosto com água corrente fria. Seque seu rosto e pele apenas pressionando a toalha (não esfregue a toalha no corpo) e pronto, sua pele está digna de uma diva do pop.

E então! Eu já imagino que você deve estar correndo até a sua cozinha para esfoliar a sua pele e ter o seu momento diva. Mas antes me conta aqui nos comentários qual a esfoliação da pele que você escolheu fazer. Quero saber a que mais você se identificou.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Melhores Receitas Caseiras de Esfoliação da Pele Passo a Passo. O FemmeVerso estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.