O Que Fazer para Evitar Maquiagem Craquelada? Segredo!

O que não te contaram!

Publicado em e atualizado em: 07-09-2020 por Lory Aguiar

As maquiagens são uma importante aliada quando o assunto é a beleza da mulher. Porém, não anula a beleza natural das mulheres, mas sim, pode ser entendida como um “temperinho” a essa beleza.

No entanto, uns dos efeitos mais sofridos é a maquiagem craquelada, que diz respeito ao aspecto que fica a maquiagem depois de finalizada.

O fato que querer “rebocar” a pele com uma poderosa base matte não será o suficiente para manter longe o efeito craquelado.

Base Craquelada

Pois apesar de uma marca ser renomada no mercado das makes, isso não impede do rosto ficar carregado, sem expressão ou transpiração quando usada em excesso.

É por isso e por outros motivos que a maquiagem craquelada vira um pesadelo na vida de quem ama usar maquiagens.

Se você busca maneiras de evitar aquela maquiagem craquelada, com um reboco sem vida, confira nosso artigo com dicas para evitar esse efeito terrível no final da maquiagem.

Por que a maquiagem fica craquelada?

Como Evitar Make Craquelada

Um dos fatores que mais influenciam o efeito indesejado é o clima do nosso país, o famoso clima tropical.

Em toda parte do país há uma diversidade de temperatura, a sensação de abafamento é predominante em um estado, e a umidade do ar em outras regiões, bem como o frio congelantes, etc.

Quando a temperatura não muda durante algumas horas do dia, trazendo o tradicional efeito cebola, onde pela manhã predomina o frio e a tarde vem o calorão.

É um efeito karatê kid de tira casaco, bota casaco.

Além do clima, outro fator é influenciável para o efeito craquelado, a predominância do tipo de pele, mas conhecida como pele mista (oleosa e seca ao mesmo tempo).

A pele mista seria a pele que é parte do rosto é oleosa e outra parte é seca, onde alguns pontos ficam evidentes os poros e imperfeições, já em outros parecem que estamos trocando de pele de tão seca.

É evidente que o clima influencia muito em nossa saúde da pele, mais não é só isso, alguns hábitos diários que praticamos podem estar causando esse efeito reboco sem vida.

Confira os 7 hábitos prejudiciais que deixam a pele craquelada

Excesso de uso da base com efeito matte:

Geralmente se usa a base matte, ou produtos para matizar para alcançar o efeito que preenche as imperfeições.

Mas o que acontece realmente é uma pele que não transpira, com muito produto que não é aplicado com uma diluição.

O ideal é utilizar produtos adequados (e diluídos) para cobrir as manchinhas indesejáveis, e isso inclui sim a base, mas primeiramente, é necessário uma atenção maior às manchas com o uso do corretivo.

Usar maquiagem sem hidratar a pele antes

Esse é um dos erros mais comuns em uma maquiagem, pois além de colocar a pele em contato direto com os produtos, você pode estar prejudicando ainda mais a textura da pele.

A pele é como uma esponja, ela suga os produtos e por esse motivo deve ser investida uma boa hidratação antes de aplicar a make.

Aplicar a base corretiva antes do primer

O primer é um item de pré-maquiagem que possui a função de fixar a maquiagem e proteger a pele, promovendo uma pele lisinha e uniforme, sem os indesejáveis poros abertos que são os principais causadores de acnes.

Por isso, invista em um bom primer e nunca se esqueça de aplicá-lo antes da base e depois do cuidado com a pele, ok.

Evitar Craquelamento

Fazer a aplicação da base de forma equivocada

Você já pensou na forma que está aplicando a base no rosto?

Então, isso pode estar causando o efeito craquela na sua pele.

Para que isso não ocorra, aposte em uma nova maneira de aplicar o produto, usando itens como pincéis (exemplo o língua de gato) e as famosinhas esponjas de aplicação do produto.

Entretanto, é preciso saber usar esses produtos, no caso da esponja prefira umedecê-la antes de pôr a base, assim evita da esponjinha sugar todo o produto.

Na fase de aplicação, movimente a esponja em formato de batidinhas leves em todo o rosto, pois se você arrastá-la, a pele vai ficar marcada e o produto não vai se espalhar adequadamente.

Esse tipo de movimento para aplicar a base é um tipo de setagem, que utiliza a esponjinha de látex para um acabamento fino e incorporado.

Leia também: O que acontece quando dormimos de maquiagem?

Marcar as áreas dinâmicas do rosto com muita maquiagem

As áreas dinâmicas do rosto, nada mais são, do que as áreas de expressão que a face possui.

Elas são responsáveis pelo movimento que o rosto produz, por isso é bem comum ficar acumulada maquiagem nessas regiões (canto do nariz, canto dos lábios, olhos e testas…).

O efeito selador da maquiagem é um importante processo para evitar este tipo de situação.

Por isso, ao fazer todo o processo de preparação da pele e aplicação dos produtos não faça nenhum intervalo entre as aplicações, pois o produto se movimenta no rosto e pode secar rapidamente formando um acúmulo nas linhas de expressão.

Abusar do pó compacto após a aplicação da base

O pó compacto possui a função de ofuscar a pele, retirando todo o brilho em excesso. Lembrando que para uma pele iluminada, utilize o iluminador.

Neste caso, o excesso de pó pode causar o efeito craquelado, por deixar a pele seca demais e com uma textura grossa.

Utilizar a base para corrigir as olheiras

As olheiras são comuns em várias pessoas, mas isso não quer dizer que ela tem que fazer parte na make.

Para corrigi-las e não comprometer o look, o ideal é corrigir o tom com um corretivo adequado.

Por isso, invista em uma paleta de corretivos coloridos e pare de utilizar somente a base para corrigir as manchas de olheira.

Vale ressaltar que é preciso começar a correção com um corretivo escuro do tipo rosados, amarelos e tons avermelhados. Depois aplique um corretivo da cor semelhante a sua pele.

Se você possui algum desses hábitos que citamos acima, experimente mudá-lo, essa pode ser a chance de alcançar um resultado perfeito em sua make.

Como evitar maquiagem craquelada: Dicas para não melar com a maquiagem

Resultado Final

Agora que você já conhece alguns hábitos prejudiciais, confira nossas dicas para evitar a maquiagem craquelada.

  • Dilua sempre os produtos antes de usá-los no rosto, isso vale também para o pó compacto que necessitam daquela batidinha antes de aplicar;
  • Para diluir a base, você pode optar por uma água termal;
  • Sempre prefira fazer a aplicação em camadas finas com os produtos propriamente para o efeito.
  • A setagem na hora de aplicar a base é fundamental para que cubra todas as imperfeições da pele;
  • Quando for copiar algum tutorial de maquiagem, certifique-se se é adequada para o seu tipo de pele;

É isso aí, nem sempre uma maquiagem massuda é sinônimo de uma make perfeita. A maquiagem mal aplicada pode se tornar um pesadelo.

Deste modo, é necessário criar alguns hábitos e atitudes que salvarão a sua maquiagem perfeita, evitando o efeito craquelê de uma make pesada.

Agora que você já está bem informada, compartilhe nos comentários o que achou das nossas dicas, e se você possui alguma técnica de como evitar maquiagem craquelada conte para nós.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu O Que Fazer para Evitar Maquiagem Craquelada? Segredo!. O FemmeVerso estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.