Guia de Higiene Bucal: Como Escovar os Dentes Corretamente?

Um guia completo para a sua rotina de higiene bucal!

Publicado em e atualizado em: 04-06-2022 por Lory Aguiar

Tenha uma boca mais saudável com o guia de higiene bucal que preparamos para você! Veja as principais dicas para uma limpeza adequada.

O guia de higiene bucal visa estipular algumas dicas e informações que podem ser essenciais para o seu dia-a-dia. A saúde da boca é imprescindível para uma boa autoestima, uma boa mastigação e saúde mandibular.

Como escovar os dentes?

A fim de que se evite que as cáries se desenvolvam, bem como as placas bacterianas, é essencial que os dentes sejam escovados, no mínimo, duas vezes por dia. Uma delas das escovações precisa acontecer sempre antes de ir dormir, porque ao longo da noite, existem chances maiores do acúmulo de bactérias pela boca.

Para que a escovação dentária tenha maior eficácia, é preciso fazer uso de creme dental com flúor, desde que os primeiros dentes apontados e que se mantenha o processo ao longo da vida. Essa atitude mantém os dentes com maior resistência e força, de maneira a evitar o desenvolvimento das cáries e demais patologias da boca como gengivite e cáries – patologias que provocam dores e atrapalham a mastigação.

Como Escovar Os Dentes

A fim de que as gengivas e dentes se mantenham com saúde e bem limpos, é preciso que:

  • coloque a pasta de dente nas escovas;
  • encoste as cerdas da escova na área entre os dentes e a gengiva, de modo fazer movimentação vertical ou circular, da gengiva para a parte exterior;
  • repetir a movimentação por uma média de 10x;

Esse procedimento precisa ser elaborado, também, da parte interna dos dentes e, para fazer a limpeza na área superior dos mesmos, é preciso elaborar a movimentação do vai e vém.

  • escove a língua de maneira a fazer a movimentação de trás para frente;
  • cupa o excesso das pastas de dente;
  • faça bochechos com enxaguante bucal, para a finalização.

Enxaguante

O enxaguante bucal desinfeta a boca e promove a eliminação do hálito ruim, que pode ser um hábito excelente para manter uma higiene bucal perfeita.

Creme dental

Creme Dental

Este creme que vai na escova precisa apresentar o flúor em sua fórmula, num quantitativo de 1000 a 1500 ppm, que é a informação com registro nos rótulos da embalagem da pasta, com a nomenclatura de fluoreto do sódio e pode ser adquirida em mercados, farmácias e drogarias, sem precisar que seja uma marca adequada.

O quantitativo da pasta essencial para uso é de uma médio de um centímetro para a faixa etária adulta e que é correspondente ao tamanho da unha do mindinho ou de uma ervilha, em caso de crianças.

A fim de que se evite que as cáries se desenvolvam, além da escovação correta, é imprescindível que se evite o consumo de alimentos com muito açúcar, de forma principal, antes de pegar no sono, à noite.

Contudo, outras alimentações também podem acabar danificando os dentes causando manchas e sensibilidades, como as frutas ácidas ou o café.

Ainda, é imprescindível também o consumo da água ao longo do dia para que se mantenha a saliva pela boca, que auxilia na eliminação das bactérias de modo natural e que se evite o cigarro.

Orientações de Saúde Bucal

Orientações De Saúde Bucal

O hálito que seja puro e um sorriso que agrade são resultados de uma higiene boa da boca. Isto quer dizer que, a higiene bucal correta faz com que:

  • os dentes permaneçam limpos e livres dos resíduos da alimentação;
  • a gengiva não tem hemorragias, nem fica dolorida ao longo da escovação ou ao utilizar o fio dental;
  • o hálito ruim não se torna um problema efetivo.

É importante consultar o dentista, se a gengiva estiver doendo ou sangrando, ao passo que você escove os dentes ou faça uso do fio dental. De forma principal, em caso de voc^estiver passando pelo problema constrangedor do hálito ruim.

O dentista ensinará você a fazer uso das técnicas adequadas desta higiene e fará também a indicação das regiões de maior exigência de atenção ao longo de sua escovação e utilização do fio dental.

Prevenção

Prevenção

O cuidado preventivo diário, bem como a higiene adequada com a escovação e a utilização correta do fio dental, auxiliam para que se evite os problemas dos dentes ou ainda que se tornam de maior gravidade.

É preciso ter em mente que as atitudes preventivas são os modos mais econômicos, com menor dor e menor preocupação para o cuidado com a saúde da boca e, que ao se fazer tal prevenção, evitamos o tratamento das condições que poderiam se tornar graves.

Há determinadas medidas simples que cada um pode ter para reduzir de modo significativo os riscos de que as cáries se desenvolvam, bem como a gengivite e demais problemas da boca.

  • escove bem os dentes e utilize o fio dental, todos os dias;
  • consuma alimentos equilibrados e evite comer entre as refeições principais;
  • utilize produtos específicos de higiene da boca, incluindo o creme dental com flúor;
  • utilize enxaguante bucal com flúor, se o dentista recomendar.

Crianças

Crianças

A garantia de que o público infantil menor que 12 anos fará o consumo da água potável fluoretada ou a suplementação com o flúor, é essencial, principalmente em áreas em que não exista o flúor na água.

  • ofereça à criança uma dieta com nutrientes e muita saúde;
  • escove os dentes da criança até que ela possa fazer isso sozinha;
  • auxilie a criança com a utilização do fio dental;
  • jamais molhe chupetas em caldo doce ou mel;
  • não coloque o bebê para dormir em companhia de mamadeiras de leite, sucos ou líquidos adocicados.

É extremamente importante fazer uso do fio dental para obter uma higiene perfeita dos dentes, porque o aparato faz a retirada dos resíduos da alimentação em que a escova não alcança.

Atualmente, há grandes variedades de fitas e fios dentais, porém é preciso fazer a seleção daquela com maior adaptação a forma dos dentes, que passam entre aqueles dentes e deslizam de forma suave na gengiva para não machucar.

Perguntas & Respostas

Como fazer a higiene da boca?

Para isso você precisará usar o fio dental para retirar qualquer resto de comida que possa ficar entre o espaço que existe entre os dentes. Também é preciso realizar uma boa escovação, com uma escova de dentes e creme dental, limpar a língua e por último usar um enxaguante bucal.

Qual a melhor forma de limpar a língua?

Você deverá limpar a sua língua pelo menos uma vez ao dia, a melhor forma de limpá-la é após a escovação, ou seja, ela deverá ser a última área a ser limpa, e poderá ser usado tanto as cerdas da escova de dente, a parte atrás de algumas escovas que trazem limpador, ou um limpador de língua separado. 

O que fazer para limpar o fundo da língua?

Você deverá limpar essa área de forma gradual e de leve, para que não haja vontade de vomitar durante a limpeza, se as cerdas da sua escova incomodarem, opte pelo limpador de língua.

Como limpar a língua sem escova de dente?

Você poderá usar um limpador de língua, em alguns casos, dependendo de sua necessidade, você poderá limpar a língua com o auxílio de uma gaze, enrolando-as no dedo indicador e realizando leves movimentos.

Como acabar com o mau cheiro da língua?

Manter uma escovação da língua regularmente, bem como a escovação da região oral, usar enxaguante bucal, e pelo menos uma vez ao ano ir ao dentista para verificar a sua saúde bucal.

Como escovar a língua sem ter vontade de vomitar?

Não faça movimentos bruscos, nem queira ir até próximo da sua garganta. Limpe a parte mais visível com movimentos leves e o equipamento adequado. Caso sinta ânsia, pare um momento, e recomece em seguida.

Como remover tártaros dos dentes em minutos?

Misture uma colher (de chá) de bicarbonato de sódio com um pouco de pasta de dentes e escove os dentes logo em seguida, por uma média de dois minutos. Faça apenas duas a três vezes por semana essa escovação.

Como tirar cárie sozinho?

Para retirada correta da cárie, apenas um cirurgião-dentista se encontra apto para isso, identificando o tipo da cárie e o melhor método para retirá-la e fazer uma restauração posteriormente.

Porque temos que escovar os dentes todos os dias?

Pois em nossa microbiota oral existem bactérias que podem causar a cárie, e a decomposição de restos de alimentos que ficam entre os dentes ajudam a formar um processo carioso, por isso a escovação deve ser feita sempre.

Qual a importância de escovar os dentes antes de dormir?

Geralmente uma noite de sono dura em média de 6 a 9 horas, caso exista restos de comidas, as bactérias terão muito tempo para interagir e formar o que se conhece como placa bacteriana e posteriormente, ocasionar cárie e outros problemas na boca.

Qual a importância de ter dentes sadios?

Com os dentes sadios você consegue ter uma boa mastigação e assim por consequência uma boa digestão dos alimentos, sem contar que assim você evita que a ação de micro-organismos possa causar cárie, ou outros problemas bucais.

O que fazer para ter um sorriso saudável?

Ir regularmente ao dentista, evitar comer alimento ricos em carboidratos, não morder objetos duros, usar o fio dental, escovar os dentes antes de dormir e após cada refeição.

Gostou dessas dicas? Não deixe de comentar conosco a sua opinião! Mantenha a saúde dos dentes em dia com este guia prático!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Guia de Higiene Bucal: Como Escovar os Dentes Corretamente?. O FemmeVerso estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.