O que é a Moda Carioca? Roupas, Looks, Modelos e (muitas) Fotos!

Trouxemos o melhor do Rio de Janeiro para você!

Publicado em e atualizado em: 04-02-2022 por Lory Aguiar

A moda carioca é tendência para além do Rio de Janeiro, ela serve de base para muitas coleções de diversos estados do Brasil e internacionalmente.

Para as pessoas que amam o clima tropical, a moda carioca traz em suas composições tecidos leves, cores exuberantes e um toque de delicadeza.

Se você quer saber mais sobre peças neste estilo, separamos sugestões para te inspirar, tudo pensado no conforto e tendência que esta moda proporciona.

Confira as opções para montar seu look

Tanto na moda carioca quanto na moda verão, ambas têm uma similaridade, isso porque no Rio o clima é mais quente que em muitos estados brasileiros, até mesmo em outras estações.

As peças com tons naturais, frescas e solares são a cara do verão carioca, trazendo o look praiano como evidência.

Sendo assim, as peças com texturas em linho e algodão são os preferidos pelas confecções de roupas, proporcionando looks casuais incríveis e bem alinhados à estação.

Macaquinhos femininos

Com a cara do verão, os macaquinhos femininos são confortáveis e muito estilosos, com estampas e caimentos pra lá de descontraídos.

Com detalhes em amarrações, o estilo carioca apresenta o modelito em tons pastéis, cores neutras como bege e cores solares.

Os botões também fazem parte da peça, trazendo a versatilidade para as peças que serão usadas em ocasiões que exigem um dress code mais sofisticados.

Vestidos midi

Os vestidos agregam na feminilidade da mulher, com isso, apresentam-se em várias versões, entre elas está o vestido midi.

Além do comprimento inconfundível, os vestidos modelos midi são confortáveis e elegantes, ideais para usar em eventos mais chiques.

Na inspiração no estilo carioca, as peças ganham estampas geométricas, flores e frutas, todos esses detalhes em harmonia com o clima de praia da “cidade maravilhosa”.

As cores como o laranja, tons amarelo e azul claro são as queridinhas dessas peças, sem contar o branco que corresponde a boa parte das coleções de moda carioca.

Saia longa e vestidos rodados

As peças em comprimento longo são tendência do estilo, principalmente combinadas com lindas sandálias.

Desse modo, as saias longas ganharam o coração das cariocas, em modelos com bainhas diferenciadas e estampas com cores lindíssimas.

As saias midi de botões frontais podem dar um up no visual, se acentuando com uma blusinha larguinha e sandálias para looks de sair à noite.

Os vestidos rodados também fazem parte das coleções cariocas, com variações em tecidos leves e recortes diferenciados.

Um dos pontos que traduzem este estilo são os decotes em V, muito usado nos vestidos e macaquinhos femininos.

Calças pantalonas ou pantacourts 

Estilosas e coringa de um guarda roupas, as calças pantalonas são a cara do Rio de Janeiro, graças a sua textura levinha e corte larguinho, deixando a mulher toda elegante até mesmo para o dia a dia.

Para quem procura combinar essa peça, sempre opte por blusinhas ou cropped mais justinhos, assim, garante a beleza do look.

De quebra, para completar insira um tênis branco para o dia a dia ou uma sandália de tiras para looks noturnos.

O diferencial da calça pantalona é que ela pode ser usada tanto durante o dia, quanto à noite, basta acertar nas combinações.

As cores mais usadas nesse estilo de calça continua sendo os tons veraneios, como laranja e amarelos, bem como, em tons terrosos e o pretinho básico para um inverno elegante.

Calças envelope

Assim como a pantalona, a calça envelope é o mais sucesso na moda carioca, isso sugere pela inspiração fashionista que permite a peça.

Com um corte diferenciado e tiras para ajustar, a este estilo de calça é bem versátil, proporcionando uma combinação linda para qualquer silhueta.

Disponíveis em diversas cores e tamanhos, n moda plus size ela fica perfeita, ainda mais nos modelos midi da peça.

Você pode fazer muitas combinações, com cropped, blusa de alças, body e blusinhas frente única.

Conjuntinhos de peças

Os conjuntinhos de peças fazem muito sucesso na moda carioca, principalmente se tratando da linha feminina.

Para curtir aquela praia ou balada, os conjuntos de cropped e saia são os prediletos pelas cariocas, cheios de estampas tropicais e cores exuberantes agradam não só o público feminino, como o masculino também.

Neste sentido, vale a pena investir em um conjuntinho de estampas, ou criar sua própria versão, com o coringa shortinho branco, blusinha estampada (ou cropped) e um kimono bem levinho para look de balada.

Outra ideia são os conjuntos compridos de calça pantacourt e blusa, que juntos trazem charme e delicadeza para a mulher que optar por usar esta produção.

Moda carioca inverno

O inverno chegou e a moda carioca ganha lindos casacos levinhos para se esquentar, já que o clima não é tão frio assim.

No entanto, para dias mais gelados como de costume, invista em peças jeans como jaquetas e calças na textura do queridinho denim.

As peças de tricô fino são o street style carioca, com misturas com shorts jeans e saias curtinhas no estilo balada.

O tênis e as botas são os calçados mais usados na estação, e para uma vertente carioca verdadeira, utilize com peças estampadas e alegres.

Sendo assim, a moda inverno carioca traz muitas sobreposições, com cores e texturas que combinam com as demais peças do look.

Moda carioca masculina

A moda carioca masculina não é muito diferente da linha feminina, sendo repleta de peças estampadas e fashion para se escolher “lacrar”.

Os homens estão cada dia mais vaidosos e preocupados em estar na moda, por esse motivo, vale a pena investir nesta tendência.

As bermudas estampadas se tornam as preferidas entre os homens, além de serem bem confortáveis para usar na ida à praia e passeios além da orla.

Contudo, as camisas estampadas de botões também ganham espaço na moda carioca masculina, sendo uma opção para usar com bermuda jeans em um look mais cool. Aqui, você pode complementar com um blazer para um visual elegante para a noite.

As regatas e calça jeans destroyed são sugestões para looks despojados, com uma pitada de sensualidade.

A moda carioca esbanja de estampas que são a cara do clima tropical do Rio, sendo assim, este estilo é um dos detalhes de muitas peças femininas e masculinas.

Essas combinações não são exclusividade de cariocas, pois servem de inspiração para muitos estilos e casualidades.

Portanto, suas peças podem ser encontradas em diversas lojas espalhadas pelo Brasil e mundo, pois a moda carioca é muito descontraída e confortável.

E aí, gostou de conhecer as inspirações cariocas? Então comenta aqui embaixo qual o seu look preferido.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu O que é a Moda Carioca? Roupas, Looks, Modelos e (muitas) Fotos!. O FemmeVerso estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.