87+ Tendências da Moda Feminina Tie Dye 2022 (+Tutorial)

Conheça sobre a moda Tie Dye, quando começou, o que pode combinar com esse estilo e como fazer em sua casa!

Publicado em e atualizado em: 12-03-2022 por Lory Aguiar

Coloridos, vibrantes e cheios de estilo, o Tie Dye deixou de ser algo apenas da cultura hippie, registradas no Festival Woodstock. Mas, agora, voltou às passarelas dos mais importantes desfiles de moda e também no nosso guarda-roupa. Saiba mais um pouco desta tendência, no qual nossos pais já usaram e que voltou com tudo em 2020 e continua neste ano de 2022.

O que é Tie Dye?

Se pronuncia “Tai Dai“, e é uma junção de duas palavras em inglês “Tie“, que significa tingir, e Dye, que é amarrar. Ou seja, quer dizer tintura amarrada. É uma técnica de tingimento de tecido que foi utilizada em vários movimentos culturais, e alguns registros apontam que no Japão já utilizava esta técnica sob o nome de shibori.

Além disso, há indícios que outras culturas orientais que também faziam esta prática, como em Laos, país que fica próximo do Vietnã e Camboja.

A técnica consiste em amarrar o tecido em vários nós e colocar em uma tinta, uma prática bem simples de se fazer.

Leia também: Tendências da Moda E-girl

Moda Tie Dye

A moda Tie Dye começou no final dos anos 60 e início dos anos 70 graças ao movimento hippie, onde eles utilizavam este tipo de tingimento em suas camisetas, vestidos, saias, roupas e em qualquer vestimenta. Sem contar que artistas do rock também ajudaram a intensificar a moda.

Depois, as roupas Tie Dye viraram tutoriais de experiências em matérias de revistas para o público jovem e adolescente, apesar de que alguns já o consideravam fora de moda e até mesmo matérias incluíam como uma péssima forma de se vestir.

Entretanto, durante a pandemia do Covid-19, muitos influencers começaram a aderir a moda Tie Dye como uma forma de se entreter enquanto estava em casa, ensinavam as outras pessoas e, por conseguinte,  as roupas que apresentavam este modelo voltaram a aparecer como tendência.

Parece que depois da pandemia, a moda em usar roupas e acessórios com Tie Dye vai continuar, pois o estilo está cada vez mais forte e a seguir apresentamos o que você pode fazer para tingir a sua roupa da seguinte forma.

Leia também: Looks com Animal Print

Blusa Tie Dye

Uma forma clássica de reproduzir o estilo Tie Dye são as camisetas, principalmente as que apresentam o tecido de algodão. Este tipo de tecido ajuda a absorver mais tinta e nunca vai desbotar, mantendo o seu jeito colorido por muito tempo.

Camisetas com esta estampa são ideais para todos, o que ajuda a intensificar a moda e não precisa ser separada por cada gênero.

O estilo combina com quase todo estilo de blusa, como camisetas lisas, as que apresentam estampas, e também em blusas mais formais para ir em reunião de trabalho, o que deixa aquele clima de que o ambiente pode ser leve e descontraído e dá confiança para fechar aquele negócio. 

Bolsa Tie Dye

Não é só nas vestimentas que o Tie Dye apresenta, mas também em acessórios. As bolsas também aderem ao estilo cada vez mais, reproduzidas inclusive em tecidos de couro. E não é só bolsas para sair de casa, as bagagens, bolsa para festa, mochilas, necessaires, eco bags e outros formatos de bolsa também combinam com essa tendência.

Além de sair da mesmice de bolsas monocromáticas, os degradês promovidos pelo Tie Dye trazem personalidade ao estilo.

Você pode encontrar roupas em Tie Dye desde lojas populares, de departamento (fast fashion) e até na alta costura, como a grife Dior.

Calça Tie Dye

Juntamente com as blusas, os hippies popularizaram as calças com esse tipo de vestimenta, principalmente os artistas do rock, que utilizavam bastante em seus shows, como a cantora Janis Joplin, Joe Cocker e integrantes da banda Jefferson Airplane.

O uso da calça é ideal para quem quer combinar uma camiseta ou top liso, por dar uma ideia de contraste e deixar a pessoa com personalidade própria. Sem contar que ela pode combinar tanto para homens quanto para mulheres e deixar a moda cada vez mais democrática.

Vestido Tie Dye

O vestido Tie Dye combina em ocasiões informais quanto as formais. Além disso, a estampa pode apresentar em todos os formatos de vestidos, sendo aqueles em formato de tubinho, colados, midi, longo até os pés, ideais para combinar com vários acessórios, e deixar o aspecto leve e estiloso.

Junto com o vestido Tie Dye você pode combinar os mais diferentes acessórios e calçados, além de bolsas. Hoje, o vestido com esse tipo de tingimento pode ser visto inclusive em festas.

Leia também: Looks da Moda Casual

Unha Tie Dye

Quer abandonar aquela francesinha? Ou largar aquela unha monocromática?  Hoje as unhas também aderiram ao Tie Dye, em que os desenhos simulam o estilo das roupas com estampas coloridas e no seu formato em degradê.

O colorido vai chamar atenção das suas mãos e trazer um destaque na beleza e ajudará a compor o visual.

Biquíni Tie Dye

Junto com as blusas e calças, o movimento hippie também popularizou a moda praia. Hoje é comum ver as meninas usarem biquínis com este tipo de estampa, o que deixa o ambiente cada vez mais solar.

Em todos os formatos de biquíni dão certo com a pintura, o que deixa a moda praia versátil. Sem contar que a parte de cima da vestimenta pode ser usada como um cropped ou blusa. 

Conjunto Tie Dye

Conjunto de roupa não é mais coisa de criança, ele pode ser usado em adultos. Que tal utilizar uma combinação de camiseta e calça com Tie Dye? Traz um aspecto divertido, colorido e vibrante na sua vida. Algumas celebridades já desfilaram nas ruas com o conjunto, como a atriz Bruna Marquezine e Larissa Manoela.

Em dias de calor, você pode trocar a calça por um short para mostrar as pernas e também amenizar o calor.

Veja também: VSCO Girl 2022

Como Fazer Tie Dye Passo a Passo

Como mencionamos acima, o Tie Dye pode ser feito em casa, desde que você tenha uma peça lisa (camiseta branca, por exemplo), elásticos para fazer amarrações no tecido e corante com as cores do seu agrado. Agora vamos explicar cada passo para fazer o tingimento.

Time needed: 1 hour.

Como Fazer Tie Dye Passo a Passo

  1. Se você optou por uma camiseta branca e lisa, você precisa enrolar e torcer a roupa do seu jeito.

  2. Para garantir as enrolações, amarre com elásticos para garantir que os nós e enrolações fiquem bem firmes.

  3. Agora é hora de organizar os corantes e as cores que queira trabalhar.

  4. Primeiramente, pegue uma bacia ou balde e encha de água.

  5. Agora, com algumas gotinhas, dilua o corante na bacia com água. Quanto mais corante, mais a cor ficará concentrada.

  6. Por fim, coloque a camiseta amarrada na bacia ou balde e deixe de molho por duas horas.

  7. Por fim, lave a camiseta, retire os elásticos e coloque a camiseta para secar em um varal e deixe por 24 horas.

Após a camiseta ficar totalmente seca e colorida, você pode vestir e sair com a sua blusa no estilo Tie Dye pelas ruas. Caso não queira fazer camiseta, você pode fazer com outras vestimentas, como shorts, vestidos, saias, bolsas e blusas. O importante é soltar a sua criatividade com bastante cores.

Mas, onde você vai arranjar corantes e elásticos? Esses materiais estão disponíveis em lojas de armarinho e aviamentos, além de acessórios de papelaria.

Acompanhe o nosso site FemmeVerso para saber as tendências da moda e estilos com as outras pessoas.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu 87+ Tendências da Moda Feminina Tie Dye 2022 (+Tutorial). O FemmeVerso estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.