Pele Amarelada: Causas, Sintomas, Tratamentos [Guia]

O amarelamento da pele pode sinalizar algum problema de saúde mais sério. É necessário sempre buscar por ajuda de um médico antes de mais nada!

Publicado em e atualizado em: 03-06-2020 por Lory Aguiar

A pele amarelada pode ser um indicativo de algumas situações relacionadas à saúde, que podem ser apenas falta de vitaminas, bem como, problemas que necessitam um olhar especializado de um médico.

Causas

Diante disso, o corpo sempre abre alguma brecha para indicar algum comprometido relacionado a sua saúde.

Quer saber tudo sobre essa específica característica de sua pele e conhecer as causas, então não deixe de conferir nosso post de hoje.

Causas da pele amarelada

As causas da pele amarelada podem ser diversas, desde a alta ingestão de alimentos como betacaroteno e também pode indicar doenças do fígado.

Neste sentido, se sua pele apresentar este tipo de coloração, este sintoma pode estar indicando determinadas condições de seu corpo, que podem ser comparadas as situações descritas abaixo.

Pele amarelada pode indicar insuficiência hepática

Pele Amarelada Pode Indicar Insuficiência Hepática

A insuficiência hepática é uma condição do fígado quando não desempenha sua função corretamente, como a limpeza do organismo.
Essa doença, por sua vez, pode acarretar em situações graduais ou crônicas do papel importante do órgão para o restante do corpo.

Sintomas: Os sintomas abrangem em fortes dores no abdômen, fadiga, inchaços, falta de apetite, olhos e pele amarelados.

Como tratar? Através de medicamentos e uma dieta equilibrada pode se aliviar os sintomas da doença. No entanto para casos mais graves, o ideal seria um transplante de fígado.

Pode indicar algumas hepatites

Pode Indicar Algumas Hepatites

A hepatite também é conhecida como uma doença do fígado, cuja inflamação ocorre por diversos fatores prejudiciais ou através de contato com vírus.

Contudo, a hepatite possui vários tipos, tais como: Tipo A, B, C, D, E, F, G, medicamentosa, alcoólica, autoimune hepatite crônica.

Sintomas gerais: Além da pele amarelada, a maioria das hepatites podem causar um cansaço do corpo, náuseas, inchaço na região da barriga, febre, coceira, perda de apetite e outros sintomas específicos.

Como tratar? O tratamento é feito através de medicamentos específicos, repouso imediato e hidratação de acordo com o tipo de hepatite.

É um sintoma relacionado a cirrose

É Um Sintoma Relacionado A Cirrose

As causas principais para um quadro de cirrose podem estar relacionadas ao alcoolismo ou hepatite. Desse modo, suas características correspondem a uma inflamação localizada no fígado, ocorrendo assim uma deformação das células presentes no órgão.

Sintomas: Os principais sintomas é a pele e olhos amarelados, vasos sanguíneos dilatados, mau hálito, unhas esbranquiçadas, inchaços na região abdominal, ganho ou perda de peso e podendo ocorrer também confusão mental.

Como tratar? Com o diagnóstico, o médico poderá receitar remédios diuréticos, redutores de amônia, antibióticos e hormônios sintéticos.

Problemas como cisto no fígado

Problemas Como Cisto No Fígado

Outro problema relacionado ao fígado é o cisto, capaz de não ser percebido por um longo período de tempo, pois apresenta-se através de uma espécie de cavidade cheia de líquido.

Sintomas: Os principais sintomas refletem uma perda de peso significativa, febre alta e cansaço.

Como tratar? O grande problema do cisto é se ele crescer muito e estourar, no mais, ele poderá desaparecer com um tempo. Ou então, com ajuda de medicamentos específicos.

Causas relacionadas à Anemia falciforme

Causas Relacionadas À Anemia Falciforme

A anemia falciforme é um tipo de anemia hereditária que acomete a produção de glóbulos vermelhos no sangue.

Dessa maneira, com a hemoglobina do sangue alterada e abaixo do normal, as células não recebem oxigênio causando os sintomas da anemia falciforme.

Sintomas: Inchaços no corpo, mãos e pés avermelhadas e dores nas articulações e nós ossos.

Como tratar? A anemia falciforme é uma doença crônica que necessita uso de medicamentos específicos e transfusões de sangue quando determinado.

Doenças como cálculo biliar

Doenças Como Cálculo Biliar

O cálculo biliar ou como é popularmente chamada pedra na vesícula é um acúmulo de cálcio e colesterol na região da vesícula.

Sendo esta, uma infecção que causa muito desconfortos e fortes dores e outros sintomas além da pele amarelada.

Sintomas: Dores fortes no abdômen, febre alta, dor nas costas, vômitos e enjoos constantes e perda de apetite.

Como tratar? Através de cirurgia de remoção ou uso de medicamentos que destroem a concreção.

Transtorno psicológico

Transtorno Psicológico

Os sintomas relacionados à pele amarelada também podem indicar transtornos psicológicos, como a anorexia nervosa.

Esse distúrbio alimentar acomete principalmente jovens na adolescência, ocorrendo assim a distorção da imagem do corpo, trazendo uma visão deturpada de si.

Por conta disso, a pessoa deixa de se alimentar corretamente, trazendo sintomas específicos como fraqueza, perda de peso, pele seca e amarelada.

Como tratar? O ideal é promover acompanhamento psicológico, nutricional e em casos específicos a intervenção medicamentosa.

Além dessas doenças citadas acima, a pele amarelada pode indicar doenças graves como câncer de fígado, intestino ou pâncreas, além de malária ou febre amarela.

O que fazer se sua pele aparecer amarelada

Pele Amarelada

O diagnóstico determinado por um médico, através de avaliação e exames que comprovem a doença.

No entanto, é importante sempre estar atento às mudanças de coloração da pele, que podem indicar doenças consideradas graves como a Hepatite C.

Com um diagnóstico inicial da doença, as chances de cura e tratamento adequado pode ser mais vantajosos quando descobertos no começo.

Sendo assim, havendo também sintomas como febre alta, acima de 38º, vômitos constantes, coloração alterada na urina e fraquezas frequentes um médico deverá ser consultado.

Como prevenir a pele amarelada

Pele Amarelada 1

A prevenção ainda é uma forte aliada quando o assunto é saúde, por isso, separamos algumas dicas para você aplicar em seu dia a dia.

  • Mantenha uma dieta equilibrada, não exagerando em alimentos com a substância como betacaroteno que está presente em frutas e legumes como cenouras, damasco, beterraba, batata-doce, pimentão e mamão.
  • Visite seu médico periodicamente, assim, ele irá te orientar em questões que podem estar sendo prejudiciais.
  • Evite ingerir bebidas alcoólicas em grandes quantidades, bem como, uso de cigarro que podem comprometer a outras doenças graves.
  • Pratique exercícios com frequência, assim manterá seu corpo mais saudável e livre de doenças.

Estar saudável envolve cuidados diários para evitar possíveis doenças, dessa forma, é sempre aconselhável estar atento aos indicativos do corpo, que podem servir de alerta para uma possível doença.

Por isso, mantenha em dia suas vacinas, que são ações indispensáveis para manter-se saudável, garantindo um bloqueio do corpo aos vírus que podem adoecer o nosso organismo.

As doenças citadas aqui é apenas um alerta do que pode indicar a pele quando amarelada, porém, existindo tantas outras que as vezes nem podemos imaginar.

Você já conhecia essas doenças com sintoma de pele amarelada? Conhece alguma outra que não consta em nossa lista? Compartilhe conosco nos comentários.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Pele Amarelada: Causas, Sintomas, Tratamentos [Guia]. O FemmeVerso estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.