Pele Descascando do Sol: O que Fazer? O que Passar?

Não entre em pânico. Vamos te ajudar a lidar com esse problema!

Com o verão chegando, muitas pessoas começam a pensar nas possibilidades para obter um perfeito bronzeado. Desse modo, investem em diversos produtos que prometem resultados satisfatório.

Sendo assim, com a busca constante pela pele perfeita, os cuidados com os resultados dolorosos como a pele descascando do sol ficam de lado, o que promove um certo desconforto e compromete a saúde de sua pele.

Diante disso, muitas receitas surgem para garantir aquele lindo bronzeado e manter a pele firme durante todo o verão, além disso, para os restantes dos meses do ano.

Quer saber quais as receitas podem proteger sua pele, sem precisar investir tanto dinheiro? Então vem comigo que vou te ensinar como acabar de vez com a pele descascando do sol.

Como evitar a queimadura do sol

A pele é o maior órgão do corpo, o que apresenta mais trabalho quanto a prevenção de contato com a luz solar e por consequências as queimaduras e manchas na pele.

A sugestão é criar hábito de cuidado diário com a pele, o que permite investir em produtos que possuem como objetivo proteção de todas as áreas do corpo.

Para isso, conte com aplicação diária de filtro solar em todas as regiões do corpo, incluindo pescoço, orelhas e couro cabeludo pois muitas pessoas esquecem dessa região.

Contudo, os acessórios como boné, lenços e chapéus podem proteger seu rosto e demais partes que entram em contato constantemente com os raios solares. Porém, não substitua o protetor solar por nada, mesmo em dias nublados é necessário aplicá-lo.

Se você ama maquiagem, não deixe de passar filtro solar antes de receber os produtos, e invista em bases e pó compactos que já possuam proteção solar, assim você garante uma maior proteção do rosto.

Aprenda aqui a passar corretamente o protetor solar

Engana-se quando se pensa que a quantidade de produto equivale uma maior proteção, pois o que favorece é o contato do produto em cada canto de sua pele.

A sugestão é escolher um fator de proteção com no mínimo 15 para pessoas com mais pigmentação e um fator de mínimo 30 para peles mais claras.
Para as crianças com menos de 12 anos, é ideal aplicar um fator de proteção 40, já nas menores de 6 meses, os protetores solares não são indicados.

No entanto, com o contato da pele com a luz solar naturalmente o corpo produz mais melanina, apresentando uma pigmentação mais predominante nas regiões de contatos com raios do sol.

Para aprender a passar protetor solar corretamente, siga o passo a passo que separei aqui embaixo:

Como Passar Protetor Solar

  1. Coloque uma quantidade de produto do tamanho de uma moeda na palma de sua mão e depois esfregue uma mão na outra;

  2. Agora, aplique nas regiões como pernas a quantidade informada logo acima

  3. Repita o processo de quantidade e aplicação com os demais locais do corpo, não se esquecendo de orelhas, pescoço e cotovelos.

É importante que você aplique a quantidade 30 minutos antes de entrar na água e se molhar, repetindo o processo depois de sair da água. Mas não se esqueça de se enxugar antes de passar o produto.

Para quem possui pele com acne, oleosa ou mista, não é ideal é utilizar um protetor à base de óleo, pois este favorece o entupimento dos poros o que ocasiona esses resultados desagradáveis.

E para quem possui uma pele sensível e seca, a sugestão é comprar um protetor a base de mousse, fornecendo uma proteção maior do local, quanto ao sol e também os riscos de irritações.

Já os protetores com formato em aerossol são perfeitos para aplicar em partes como o couro cabeludo e regiões que contém pelos.

Como cuidar da pele descascando do sol

Não só desconforto a queimadura de sol poderá proporcionar a sua pele, bem como, com a exposição contínua aos raios solares a pele poderá sofrer alguns riscos, como a manchas escuras, baixa produção de colágeno, flacidez e rugas que são problemas relacionados ao fotoenvelhecimento.

Outro fator mais grave que pode ocorrer através do contato direto do sol, é o câncer de pele, sendo 30% dos tumores que mais afetam as pessoas.

  • Por isso, todo o cuidado é pouco, e com pele descascando, este é um sinal que você deve se cuidar mais.
  • Portanto, se você tomou sol e não se protegeu, o que ocasionou sua pele descascando do sol, aprenda aqui algumas dicas e receitas acessíveis para melhorar o aspecto de sua pele.
  • Uma dica essencial é não puxar as pelinhas que estão descascando, isso evita que a região fique ainda mais sensível ao toque e exposição ao sol, o que poderá ocorrer queimaduras bem graves
  • De maneira nenhuma coce a pele, pois isso proporcionará lesões que podem deixar marcas profundas na região
  • Deixe que as escamas se grudem novamente na pele, pois é natural que nasça uma nova camada abaixo da pele saltada
  • Invista em hidratação através de cremes e loções a base de aloe vera (babosa) e calamina que acalma a pele
  • Banhos quentes também devem ser evitados, pois podem deixar a pele muito mais irritada
  • Os sabonetes e esfoliantes não devem ser usados até que o processo de descamação da pele acabe
  • A sua hidratação também é essencial, por esse motivo, beba muita água e sucos naturais que contribuem com a saúde
  • Consuma alimentos mais naturais como cenouras que melhoram a aparência da sua pele.

Uma orientação importante é que se a descamação da pele percorrer por mais de uma semana, um médico deverá ser consultado, pois ele te orientará da melhor maneira para o seu caso específico.

Para aliviar a vermelhidão da pele

Para melhorar a vermelhidão da pele e as peles soltas, coloque de molho em água região afetada durante uns 20 minutos ou até melhorar o aspecto da pele.

Se possível, aplique na água duas colheres de bicarbonato de sódio para cada um litro de água, deixe a região de molho por um período.

Se possível evite o contato com o sol, porém, se assim não puder aplique um filtro solar de proteção maior para evitar complicações.

O que fazer quando a pele está descascando?

Evite tomar banho com água quente, opte por banhos frios ou no máximo em temperatura morna. Nos procedimentos de pele evite fazer esfoliação, no entanto, use sempre um bom hidratante. Evite exposição solar e principalmente se você ver que em algum local do rosto está uma pele saindo não puxe. 

O que fazer para parar de descascar o rosto?

Nesse caso, é importante abusar da hidratação no rosto, para que a pele não fique manchada após o processo de descamação. Evite usar produtos com fragrâncias e corantes para que não haja alguma irritação. Use um umidificador seja no inverno ou no verão, ajudará a parar a descascar o rosto.

Quanto tempo leva para a pele descascar?

A renovação celular do rosto ocorre cerca de 15 dias, por isso quando recebemos muitos raios solares, demoramos mais alguns dias para que a pele comece a descascar.

Quando a mão está descascando o que pode ser?

Há diversas possibilidades que possam causar uma descamação da pele das mãos, entre as mais comuns são: baixa na imunidade, ressecamento, desidratação, dermatite, episódios alérgicos, deficiência de vitaminas ou problemas no fígado. Caso seja recorrente, entre em contato com o seu dermatologista.

Porque minha pele está descascando?

A sua pele pode estar descascando por diversos motivos, os mais comuns são a exposição solar em excesso, e o ressecamento da pele, em ambos os casos não há muita dificuldade em tratar o problema. 

Quanto tempo leva para a pele descascar?

De modo geral, a pele demora alguns dias para descascar, esse período não costuma ultrapassar duas semanas.

Como evitar descascar a pele pós-sol?

Para evitar que sua pele descasque após exposição solar siga essas dicas: aplique protetor solar pelo menos meia hora antes da exposição. Não se exponha ao sol em horário de pico (entre 10h e 16h). Beba bastante água, mantenha uma alimentação rica em vitaminas e hidrate bastante a sua pele antes e depois da exposição solar. 

O que fazer para a pele do rosto não descascar?

Por ser mais sensível a pele do rosto merece mais atenção, então além das dicas acima, use chapéu ou viseira e evite lavar ou secar o rosto esfregando forte, use protetor labial com FPS. 

Quanto tempo a pele fica descascando?

A pele vai descascar por alguns dias, até semanas, no entanto, para ela volte ao seu estado normal o período de espera pode chegar até alguns meses. Mas claro que isso está diretamente ligado aos cuidados que você terá com sua pele.

A prevenção é sempre a melhor medida a ser adotada, por isso, não hesite aos cuidados diários com proteção contra os raios ultravioletas.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Pele Descascando do Sol: O que Fazer? O que Passar?. O FemmeVerso estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *