Peróxido de Benzoíla: Como Usar, Benefícios e Dúvidas

Aprenda tudo sobre essa substância presente em diversos produtos que usamos no dia a dia.

A acne é um problema que não acomete apenas os adolescentes. Hoje em dia, devido à nossa rotina estressante, má alimentação, sedentarismo e a fatores genéticos muitas pessoas de todas as idades possuem problemas com a acne. Muitos produtos foram desenvolvidos para combater esse problema é um deles é o peróxido de benzoíla. Você já o conhece? Trouxemos aqui várias informações sobre como combater a acne com o peróxido de benzoíla.

O que é a acne?

Denomina-se acne uma inflamação que ocorre na pele por causa dos folículos pilosos que possuem um acúmulo em excesso de células mortas e de sebo que servem de abrigo para bactérias que promovem essa inflamação que conhecemos por acne.

Por ser um problema não só inflamatório como estético, muitas pessoas se sentem incomodadas com a presença da acne principalmente no rosto, que se não tratado podem levar a problemas de autoestima.

A acne pode ocorrer em todo o corpo, mas é mais frequente no rosto, nas costas, no pescoço e nos ombros. É mais comum associar a presença de acne no rosto por ser o local mais visível.

O que é o peróxido de benzoíla?

É uma substância química (uma molécula), sua fórmula é C14H10O6, que possui algumas propriedades como o poder de tratar com eficiência a acne.

Propriedade antibacteriana

Na sua fórmula, ele possui um oxigênio de radical livre, que interfere no crescimento de proliferação de bactérias.

Propriedade queratolítica e antisseborreica

É um produto que causa uma descamação das camadas mais visíveis da pele.

Por que usar um medicamento com peróxido de benzoíla?

Ultimamente o peróxido de benzoíla tem sido uma das opções que mais se tornaram populares para o tratamento de acne. Seu uso também promove uma esfoliação leve na pele, sem contar que o seu preço é bem acessível.

O uso de um medicamento correto para o tratamento da acne evita que a situação se agrave ou que a pele sofra com alguma irritação. Receitas caseiras ou medicamentos usados por conta própria podem ser um risco para a sua pele.

Preciso de receita médica para comprar um medicamento de peróxido de benzoíla?

Os medicamentos que possuem esse composto, devem ser utilizados sob prescrição médica, justamente por possuir algumas reações adversas aqueles que fizerem seu uso sem a orientação necessária. O médico que deverá indicar e/ou solicitar o uso da medicação à base de peróxido de benzoíla é o dermatologista, ele também deverá acompanhar a evolução do tratamento.

Quanto tempo dura o tratamento com o peróxido de benzoíla?

Para se estipular um tempo específico para esse tipo de tratamento é necessária uma avaliação médica para verificar a situação da pele. No entanto é possível já observar alguns resultados a partir da terceira semana de uso.

É importante deixar claro que o tratamento não deve ser interrompido sem o consentimento do médico, e que os resultados só serão evidentes e satisfatórios se o uso não for interrompido. Por isso é importante continuar o uso até que haja o desaparecimento da acne.

Respeitar o tempo de evolução de cada indivíduo é fundamental para que você não se cobre tanto quanto a resultados mais rápidos se baseando no de outras pessoas que usam o mesmo produto.

Cada pessoa tem o seu tempo e é importante ter ciência disso.

Reações adversas ao peróxido de benzoíla (efeitos colaterais)

Por mais que este seja um produto que colecione resultados, é sempre bom lembrar que o seu uso pode ocasionar algumas reações, principalmente em peles mais sensíveis. As reações mais comuns são:

  • Coceira e descamação.
  • Sensação de queimação na pele.
  • Vermelhidão.
  • Manchas na pele ou dermatite.

Caso você comece a sentir alguns desses sintomas ou qualquer outro, entre em contato diretamente com o seu médico e suspenda o uso do produto. O uso em excesso do produto, além de não aumentar a sua eficácia, ainda pode potencializar o aparecimento desses sintomas e aumentar ainda mais o risco de irritação a pele.

Contraindicações do Produto

O uso desse comporto não é indicado para crianças menores de 12 anos, gestantes e mulheres que se encontrem em período de amamentação também não devem usar o produto. No entanto, converse com a sua dermatologista para saber as opções de produtos para o seu tipo de pele. Nunca use esse produto sem recomendação médica.

Como usar um produto à base de peróxido de benzoíla?

Para usar corretamente qualquer produto, é importante que você leia a bula ou suas instruções de uso, pois pode ocorrer alguma variação de indicação devido ao fabricante. Como esse produto pode ser comercializado tanto na sua versão em creme como na versão em gel, de forma básica, resumi um pequeno passo a passo para ajudar você na aplicação.

  • Aplique o produto na pele, evitando o contato com as mucosas.
  • Espere algum tempo até que a pele absorva por completo o produto.
  • Em regiões onde não há presença de acne, evite o seu uso.

O peróxido de benzoíla é um produto de uso tópico, ou seja, de aplicação sobre a pele, não devendo ser usado de outra maneira distinta.

É importante destacar que o peróxido de benzoíla é um produto para ser usado apenas durante a noite, então é importante que seu uso seja respeitado. Usá-lo em excesso ou usá-lo de maneira errada poderá comprometer o resultado.

O peróxido de benzoíla pode causar alterações na coloração de cabelos ou de roupas por isso é importante evitar o contato destes com o produto. O seu uso deve ser evitado em áreas como: boca, olhos, lábios, pálpebras e também em áreas que possuam lesão na pele.

Nomes comerciais de compostos à base de peróxido de benzoíla:

  • Acnase gel.
  • Asepxia gel.
  • Benzac AC.
  • Dermesan.
  • Clindoxyl control.
  • Acnezil.
  • Care Clean.
  • Acnezil base.
  • Solugel.

Existem vários outros nomes comerciais para esse composto, no entanto, esses são os mais comuns de você encontrar disponíveis na farmácia, pesquise sempre os preços para comprá-lo por um valor acessível.

Você também tem problemas com a acne? Sei o quanto é difícil pois já passei por isso, mas com o tratamento adequado a acne se torna tratável e quase imperceptível. Vocês já usaram peróxido de benzoíla? Conta como foi a sua experiência aqui nos comentários.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Peróxido de Benzoíla: Como Usar, Benefícios e Dúvidas. O FemmeVerso estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *