5 Dicas Práticas para Proteger a Pele no Verão [Comprovado!]

Cinco coisas essenciais para você se preocupar!

Publicado em e atualizado em: 31-08-2021 por Lory Aguiar

O verão é uma das estações do ano mais críticas para a pele, onde os cuidados e rotinas de beleza devem ter um tratamento especial. É fato que os raios UV (do sol) danificam a nossa pele, tornando-a ressecada com manchas e sensível. Nós, como boas brasileiras, gostamos de aproveitar o verão ao máximo. Nesse guia, você vai aprender tudo o que você precisa saber para cuidar da sua pele e proteger ela dos danos do verão. Vamos lá?

Preparamos cinco dicas muito especiais para você que já podem constituir a sua rotina toda de beleza. Tá curiosa?

Esfoliação

Esfoliação

A primeira dica esta relacionada a limpeza da pele. Uma pele limpa não só é mais saudável como também é mais bonita. Uma das melhores formas de limpar a sua pele é através da esfoliação dela, onde você vai remover as células mortas e toxinas presentes nela, além de remover manchas.

Algumas mulheres acreditam que a esfoliação só deve ser feita no período de inverno. Isso é um mito. Você pode aproveitar dos benefícios do procedimento em dias quentes do verão. O segredo é hidratá-la após o procedimento para evitar o ressecamento indesejado.

Vamos deixar duas receitas caseiras baratas, fáceis e rápidas para esfoliar a pele em casa. A primeira delas é a esfoliação com café, que você pode conferir no vídeo abaixo:

O segundo passo a passo é uma receita que figura entre as minhas favoritas, que utiliza o mel e o açúcar. Confira o passo a passo completo e bem explicado no vídeo abaixo:

Hidratação

Hidratação

Quando respiramos ou transpiramos, perdemos água. Nos dias quentes de verão, essa perda de água aumenta mais ainda. O nosso corpo é 70% constituído de água. Por isso, hidratar a sua pele é tão importante quanto hidratar o seu corpo tomando água.

  Melhores Receitas Caseiras de Esfoliação da Pele Passo a Passo

Uma pele sem a hidratação adequada pode ficar ressecada, mais suscetível aos danos do sol e ao envelhecimento precoce. E isso vale não só para peles secas e mistas, como também para peles oleosas.

Para realizar a hidratação, você pode utilizar alguns cosméticos comercializados no mercado que oferecem uma excelente qualidade. Alguns contém aditivos que podem nutrir a sua pele. Todavia, existem formas de hidratar com ingredientes naturais. Você pode, por exemplo, utilizar óleos naturais, como o óleo de coco, que fornece uma hidratação completa além de nutrir a pele. O óleo de abacate e o óleo de mamona também são excelente pedidas.

Proteção

Proteção

Se eu posso te dar um único concelho para a vida: use protetor solar!“. Essa é a máxima de um dos primeiros vídeos que viralizou na plataforma YouTube. A mensagem não é em vão. Nos dias de verão, o sol costuma estar mais forte o potencial nocivo dos raios UV são maximizados.

O ideal é sempre andar com um protetor solar na sua bolsa. Existem versões compactas que permitem você carregar pra onde for. Talvez essa seja um dos melhores produtos para a sua pele nesse verão.

Existem diversos tipos de protetores solares e a decisão de qual comprar é algo muito pessoal que depende exclusivamente do tipo da sua pele. Mas há algumas dicas gerais que podemos fornecer para você:

  • Passe o protetor antes de sair de casa, mesmo que for ficar em ambientes de sombra como dentro do carro;
  • Reaplique o protetor solar com certa frequência. Tal frequência depende do fator de proteção do seu protetor solar – podendo variar de meia em meia hora até de horas em horas;
  • Certifique-se de aplicá-lo por todo o corpo, inclusive mãos, orelhas e regiões que costumamos esquecer de passar;
  • Em crianças pequenas, eles devem ser aplicados em pequenas quantidades por seu potencial de irritar a pele infantil.
  Vaporização da Pele: Como Fazer em Casa? Quais os Benefícios?

Beba Água

Beba Água

Como dito acima, boa parte do nosso corpo é constituída de água e perdemos muito dela no verão. Por conta disso, beber água no verão é muito importante. Um corpo desidratado pode levar a insolação facilmente e até a morte. O calor maximiza a transpiração e o seu organismo vai exigir que você beba mais água para compensar.

Eis as nossas dicas para beber água:

  • Não beba água apenas quando esta com sede;
  • A cor da urina é um bom indicativo de que você esta bebendo pouca água. A urina deve estar sempre transparente;
  • Se você vai a um lugar que não tem acesso a água, leve sempre uma garrafinha de água consigo;
  • Inclua frutas e verduras na sua alimentação. Elas contém água e podem auxiliar na hidratação da sua pele.

A ingestão de água não só tornará a sua pele mais bonita e jovem, como fará o mesmo para o seu cabelo, unhas e todo o corpo.

Tonificar

Tonificar

Toners são líquidos excelentes que podem absorver a água nas células da sua pele, limpar os poros e até mesmo curar inflamações. Tais líquidos multi-uso são excelentes cosméticos para se ter durante o verão.

O fato deles fecharem os poros protege a sua pele de impurezas e toxinas ambientais. E isso também auxilia na hidratação, dado que a umidade permanece nas células após o fechamento dos poros.

Atenção: os toners adstringentes, que visam limpar a pele, podem ter, em sua composição, álcool. Ele é inserido na composição visando exterminar algumas bactérias como as causadoras da acne. Todavia, o excesso de álcool na pele, principalmente no verão, pode ocasionar um ressecamento da mesma. Portanto, fuja de produtos que contém álcool na sua composição.

  Traje Esporte Fino Feminino: Monte o Look Perfeito [Segredos]

Você pode encontrar tais produtos em lojas de cosméticos. Existem diversos tipos para todos os tipos de pele e objetivos.

Você pode, também, economizar e fazer um toner caseiro com ingredientes que você tem em casa. Abaixo, segue uma receita fácil e barata com o passo a passo para fazer um toner com água de arroz:

Resumo da ópera:

  • Inclua a esfoliação na sua rotina de cuidados com a pele;
  • Hidrate a sua pele com um bom hidratante;
  • Proteja a sua pele do sol com um bom protetor solar;
  • Hidrata-se bebendo água;
  • Tonifique a sua pele com um bom Toner.

Gostou das dicas? O que você faz para cuidar da sua pele no verão? Compartilhe abaixo!

Lory Aguiar

Compartilhe esse conteúdo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *