5 Dicas Práticas para Proteger a Pele no Verão [Comprovado!]

Cinco coisas essenciais para você se preocupar!

Publicado em e atualizado em: 31-08-2021 por Lory Aguiar

O verão é uma das estações do ano mais críticas para a pele, onde os cuidados e rotinas de beleza devem ter um tratamento especial. É fato que os raios UV (do sol) danificam a nossa pele, tornando-a ressecada com manchas e sensível. Nós, como boas brasileiras, gostamos de aproveitar o verão ao máximo. Nesse guia, você vai aprender tudo o que você precisa saber para cuidar da sua pele e proteger ela dos danos do verão. Vamos lá?

Preparamos cinco dicas muito especiais para você que já podem constituir a sua rotina toda de beleza. Tá curiosa?

Esfoliação

Esfoliação

A primeira dica esta relacionada a limpeza da pele. Uma pele limpa não só é mais saudável como também é mais bonita. Uma das melhores formas de limpar a sua pele é através da esfoliação dela, onde você vai remover as células mortas e toxinas presentes nela, além de remover manchas.

Algumas mulheres acreditam que a esfoliação só deve ser feita no período de inverno. Isso é um mito. Você pode aproveitar dos benefícios do procedimento em dias quentes do verão. O segredo é hidratá-la após o procedimento para evitar o ressecamento indesejado.

Vamos deixar duas receitas caseiras baratas, fáceis e rápidas para esfoliar a pele em casa. A primeira delas é a esfoliação com café, que você pode conferir no vídeo abaixo:

O segundo passo a passo é uma receita que figura entre as minhas favoritas, que utiliza o mel e o açúcar. Confira o passo a passo completo e bem explicado no vídeo abaixo:

Hidratação

Hidratação

Quando respiramos ou transpiramos, perdemos água. Nos dias quentes de verão, essa perda de água aumenta mais ainda. O nosso corpo é 70% constituído de água. Por isso, hidratar a sua pele é tão importante quanto hidratar o seu corpo tomando água.

Uma pele sem a hidratação adequada pode ficar ressecada, mais suscetível aos danos do sol e ao envelhecimento precoce. E isso vale não só para peles secas e mistas, como também para peles oleosas.

Para realizar a hidratação, você pode utilizar alguns cosméticos comercializados no mercado que oferecem uma excelente qualidade. Alguns contém aditivos que podem nutrir a sua pele. Todavia, existem formas de hidratar com ingredientes naturais. Você pode, por exemplo, utilizar óleos naturais, como o óleo de coco, que fornece uma hidratação completa além de nutrir a pele. O óleo de abacate e o óleo de mamona também são excelente pedidas.

Proteção

Proteção

Se eu posso te dar um único concelho para a vida: use protetor solar!“. Essa é a máxima de um dos primeiros vídeos que viralizou na plataforma YouTube. A mensagem não é em vão. Nos dias de verão, o sol costuma estar mais forte o potencial nocivo dos raios UV são maximizados.

O ideal é sempre andar com um protetor solar na sua bolsa. Existem versões compactas que permitem você carregar pra onde for. Talvez essa seja um dos melhores produtos para a sua pele nesse verão.

Existem diversos tipos de protetores solares e a decisão de qual comprar é algo muito pessoal que depende exclusivamente do tipo da sua pele. Mas há algumas dicas gerais que podemos fornecer para você:

  • Passe o protetor antes de sair de casa, mesmo que for ficar em ambientes de sombra como dentro do carro;
  • Reaplique o protetor solar com certa frequência. Tal frequência depende do fator de proteção do seu protetor solar – podendo variar de meia em meia hora até de horas em horas;
  • Certifique-se de aplicá-lo por todo o corpo, inclusive mãos, orelhas e regiões que costumamos esquecer de passar;
  • Em crianças pequenas, eles devem ser aplicados em pequenas quantidades por seu potencial de irritar a pele infantil.

Beba Água

Beba Água

Como dito acima, boa parte do nosso corpo é constituída de água e perdemos muito dela no verão. Por conta disso, beber água no verão é muito importante. Um corpo desidratado pode levar a insolação facilmente e até a morte. O calor maximiza a transpiração e o seu organismo vai exigir que você beba mais água para compensar.

Eis as nossas dicas para beber água:

  • Não beba água apenas quando esta com sede;
  • A cor da urina é um bom indicativo de que você esta bebendo pouca água. A urina deve estar sempre transparente;
  • Se você vai a um lugar que não tem acesso a água, leve sempre uma garrafinha de água consigo;
  • Inclua frutas e verduras na sua alimentação. Elas contém água e podem auxiliar na hidratação da sua pele.

A ingestão de água não só tornará a sua pele mais bonita e jovem, como fará o mesmo para o seu cabelo, unhas e todo o corpo.

Tonificar

Tonificar

Toners são líquidos excelentes que podem absorver a água nas células da sua pele, limpar os poros e até mesmo curar inflamações. Tais líquidos multi-uso são excelentes cosméticos para se ter durante o verão.

O fato deles fecharem os poros protege a sua pele de impurezas e toxinas ambientais. E isso também auxilia na hidratação, dado que a umidade permanece nas células após o fechamento dos poros.

Atenção: os toners adstringentes, que visam limpar a pele, podem ter, em sua composição, álcool. Ele é inserido na composição visando exterminar algumas bactérias como as causadoras da acne. Todavia, o excesso de álcool na pele, principalmente no verão, pode ocasionar um ressecamento da mesma. Portanto, fuja de produtos que contém álcool na sua composição.

Você pode encontrar tais produtos em lojas de cosméticos. Existem diversos tipos para todos os tipos de pele e objetivos.

Você pode, também, economizar e fazer um toner caseiro com ingredientes que você tem em casa. Abaixo, segue uma receita fácil e barata com o passo a passo para fazer um toner com água de arroz:

Resumo da ópera:

  • Inclua a esfoliação na sua rotina de cuidados com a pele;
  • Hidrate a sua pele com um bom hidratante;
  • Proteja a sua pele do sol com um bom protetor solar;
  • Hidrata-se bebendo água;
  • Tonifique a sua pele com um bom Toner.

Gostou das dicas? O que você faz para cuidar da sua pele no verão? Compartilhe abaixo!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu 5 Dicas Práticas para Proteger a Pele no Verão [Comprovado!]. O FemmeVerso estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.