Como Acabar com as Rachaduras nos Pés? Receita Caseira

Rachaduras nunca mais! Esse artigo tem tudo o que você precisa saber!

Publicado em e atualizado em: 28-05-2020 por Lory Aguiar

As rachaduras nos pés são um dos incômodos em que as pessoas mais sofrem, pois é o nosso pé que nos aguenta todos os dias em nossas tarefas diárias.

Todo mundo se sente desconfortável quando vai tirar os sapatos e acaba percebendo as rachaduras nos pés, e isso já foi um problema que a maioria das pessoas já passou.

Neste sentido, muitas empresas e marcas famosas lançam seus produtos que são indicados diretamente para os nossos pés, que garantem resultados bem satisfatórios.

No entanto, algumas pessoas preferem dicas de cuidados com produtos naturais, receitas caseiras e métodos para prevenir e tratar as indesejáveis rachaduras nos pés.

Por que os pés racham?

Por Que Os Pés Racham

Um dos principais fatores que causam as rachaduras nos pés é a falta de hidratação, pois assim, a pele fica mais inflexível facilitando o aparecimento das rachaduras.

Outros fatores também podem influenciar neste problema, sendo o andar descalço por muito tempo um deles. Pois o que acontece é contato direto com o solo, muitas vezes podem causar pequenas lesões.

A utilização frequente de sandálias e chinelos sem proteção de meia pode proporcionar rachaduras, visto que ocorre o contato direto com o calçado que pode causar algum atrito.

Estar acima do peso também poderá influenciar o aparecimentos das rachaduras, já que são eles que comportam o peso total do corpo.

A água muito quente também é uma vilã quando o assunto é rachaduras, pois deixa o pé mais sensível por causa da temperatura da água.

Um ponto interessante é que os pés rachados estão diretamente relacionados ao ressecamento da pele, por isso é importante que você hidrate o corpo bebendo a quantidade necessária de água.

As rachaduras também podem indicar doenças e infecções, como as diabetes, problemas vasculares e problemas com micoses.

Outro motivo também poderá ser relacionado ao clima, principalmente o tempo seco, tornando a hidratação uma das principais aliadas do tratamento e prevenção.

Quais produtos auxiliam na remoção das rachaduras?

Quais Produtos Auxiliam Na Remoção Das Rachaduras

Como a hidratação é uma das aliadas do tratamento e prevenção das rachaduras nos pés, existem muitas opções de cremes e loções que podem ajudar no problema.

Isso inclui escolher um produto que seja específico para tratar a área, sendo este recomendado para esta finalidade.

O ideal é usar cremes hidratantes durante a noite, especificamente depois de tomar aquele banho gostoso. Não se esquecendo de secar bem os pés depois, ok.

Aliás, não utilize meias em cima do creme, elas podem abafar a pele e causar micoses como as frieiras.

Antes de dormir, faça passe o produto fazendo uma massagem de leve na região, e durma tranquilamente com o pé relaxado.

Receita caseira de rotina para cuidados com os pés

Se você ama receitas caseiras, vai gostar de saber que possuem diversas rotinas de beleza feitas especialmente para os pés.

Confira nossas dicas de cuidados com os pés, para você aderir em seu Spa Day.

Uma dica é fazer estes cuidados todos os dias, caso seus pés estejam muito rachados, ou pelo menos duas vezes por semana.

Preparação dos pés para o tratamento:

Para preparar os pés para o procedimento, é preciso deixar os pés de “molho” de 10 a 15 minutos em uma mistura que você pode conferir abaixo.

  • Um litro de água morna dentro de uma bacia;
  • Duas colheres de sopa de creme hidratante para pés

Agora é só mexer até formar um único líquido e deixar os pés mergulhados na bacia por um período determinado.

Após o processo de “molho” dos pés, seque bem a região e deixe os pés respirarem por pelo menos dois minutos antes da próxima etapa.

Esfoliação dos pés:

Esfoliação Dos Pés

A esfoliação dos pés deverá ser realizada com um esfoliante próprio com ingredientes mais naturais e para peles ressecadas.

Geralmente os ingredientes com polpa são os melhores para este processo, mas ingredientes como as castanhas promovem um efeito positivo para remoção das células mortas.

Se preferir, faça uma receita caseira com produtos que você possui em casa para esfoliar os pés. Acompanhe como fazer:

  • 3 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 1 colher de aveia em flocos
  • 1 colher de mel
  • Suco de limão

Misture todos os ingredientes em uma vasilha e aplique nos pés massageando suavemente, depois remova todo o produto e finalize secando a região.

Aplicação do creme hidratante:

Aplicação Do Creme Hidratante

Essa é a última etapa da rotina de cuidados com os pés, sendo assim, você poderá usar o mesmo creme do primeiro procedimento.

Mas não se esqueça, é preciso que os pés estejam secos e bem limpos para finalizar este processo, pois este fechará todos os poros da hidratação.

Dessa maneira, além de hidratar ele previne o aparecimento de novas rachaduras.

Dicas para evitar as rachaduras dos pés:

Dicas Para Evitar As Rachaduras Dos Pés

Além de todo o processo de rotina de cuidados, é importante que você tenha hábitos que contribuem para a saúde de seus pés.

Entre eles, sempre mantendo os pés higienizados, limpos e com hidratação em dia, isso vale para cuidados com as unhas também, pois fazem parte dessa parte do corpo tão importante.

Para os dias de stress depois de um dia de trabalho, faça um relaxamento com água quente e sal grosso. Esse método irá proporcionar alívio, diminui o inchaço dos pés, hidrata e estimula a circulação sanguínea.

Se preferir pode usar chás como de camomila ou com óleos minerais, sais de banho que deixam a pele lisinha e o pé hidratado.

Uma observação importante é deixar sempre seus calçados limpos, colocando-os no sol e limpando a sujeito e por fora do sapato.

Assim evitará a proliferação de fungos que podem causar infecções na pele, e ajuda a evitar o mau cheiro.

Contudo, todas essas práticas também auxiliaram na prevenção de rachaduras nos pés, já que elas estão interligadas também as faltas de cuidados diários.

Conclusão:

Cuidar da saúde dos pés é realmente essencial, pois apesar de ficar escondidinho em um calçado fechado, ele precisa de um olhar com cuidados.

Com práticas diárias de limpeza e higiene, os pés ficarão saudáveis e evitaram os incômodos causados pelas micoses e rachaduras.

Por isso, antes de ir logo passando as lixas nos pés para retirar os excessos de pele, faça um ritual de cuidados que ensinamos, pois muitas vezes essas lixas podem danificar ainda mais os tecidos.

E aí, vamos fazer a rotina de beleza para combater e prevenir as rachaduras dos pés?

Se você também já faz esse tipo de tratamento, conte para nós quais os cuidados que você está praticando no seu dia a dia.

E não se esqueça de compartilhar este artigo em suas redes sociais e amigos.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Como Acabar com as Rachaduras nos Pés? Receita Caseira. O FemmeVerso estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.