Sabonete de Enxofre: Para que Serve, Contraindicações e Como Fazer

Conheça tudo sobre este famoso produto!

Publicado em e atualizado em: 04-03-2022 por Lory Aguiar

Cuidar da nossa pele exige além de tempo e vontade de realizar os processos necessários, exige também um certo conhecimento nosso sobre os produtos e seus princípios ativos para que assim a nossa escolha seja efetiva para o que a nossa pele necessita.

Uma pele bonita além de nutrida precisa estar hidratada, mas de que vale a hidratação e a nutrição da pele s que haja uma perfeita execução da limpeza de pele?

Sabonete De

Pensando no primeiro processo, a limpeza, como sendo um dos mais importantes, já que ele retira da pele observamos uma vasta gamas de produtos que prometem limpar a pele de maneira adequada.

Esse artigo traz como uma opção de limpeza: o sabonete de enxofre, um sabonete que proporciona uma limpeza profunda, mas não se preocupe que esse sabonete não é composto somente de enxofre, pelo contrário em sua composição ele pode conter até 10% de enxofre. Confira em nosso artigo todas as informações sobre o sabonete de enxofre.

O que é o enxofre?

O Que É O

O nome pode causar um impacto para as pessoas que só ouviram falar por alto do enxofre. O enxofre é um elemento químico não-metal sem sabor e sem aroma, e que na temperatura ambiente ele é encontrado no estado sólido.

Para que serve o sabonete de enxofre?

Para Que Serve O Sabonete De

O sabonete de enxofre, possui inúmeros benefícios, alívio de coceiras, inflamações na pele e remoção de impurezas e resíduos de oleosidade. Ele também é indicado para tratamento de algumas doenças de pele, nesse caso o seu uso deve ser indicado por um médico dermatologista.

Para que você consiga observar com mais detalhe as propriedades do sabonete de enxofre para a sua pele, decidimos elencar alguns dos benefícios causados pelo seu uso.

Profunda limpeza: o uso do sabonete de enxofre promove uma ação esfoliante, retirando assim as célula mortas, e promovendo uma limpeza mais efetiva.
Combate inflamações: quando o tecido epitelial está com alguma inflamação simples, o uso do sabonete de enxofre vem combater essa inflamação, trazendo para a pele um efeito curativo.
Capacidade desinfetante: Algumas doenças causadas por bactérias, como: dermatite seborreica podem ter seu tratamento potencializado devido à ação desinfetante do sabonete de enxofre.

O enxofre ajuda na redução da oleosidade da pele?

Por possuir uma propriedade que ajuda na regulação das glândulas sebáceas que existem em nosso corpo, o seu uso ocasiona uma redução da oleosidade, tanto do couro cabeludo quanto da pele.

O uso do sabonete de enxofre é muito recomendado para auxiliar no tratamento de acne e caspa, justamente por promover uma diminuição da oleosidade e atuar limpando de maneira eficaz a pele.

O sabonete de enxofre cheira mal?

Durante muito tempo o sabonete de enxofre não era muito utilizado por um grande número de pessoas devido ao seu odor forte (não chegamos a dizer que ele é fétido).
No entanto, o mercado que produz esse tipo de produto se tornou muito mais atento à essa característica negativa e hoje ofertam opções de sabonetes que possuam um odor mais agradável ao olfato em geral.

Como usar em casa?

Para que o sabonete de enxofre realmente seja efetivo, o seu uso deverá ser realizado diariamente. A lavagem pode ser feita duas vezes ao dia com esse sabonete. Para lavar, use água corrente passar o sabonete nas mãos e em seguida em seu corpo e rosto.

Realize movimentos circulares com uma leve pressão durante a lavagem. Você poderá usar água na temperatura ambiente ou água morna (esta, ajuda na abertura dos poros), nunca utilize água quente em sua pele para evitar possíveis queimaduras.

Reações adversas e precauções

Todos os produtos, sejam eles para a pele, cabelo, ou medicamentos em geral, possuem suas propriedades positivas e seus efeitos colaterais devido à super dosagem ou à rejeição pelo organismo.
As reações mais frequentes observadas nas pessoas que fazem uso do sabonete de enxofre são: descamação da pele, vermelhidão e purido e em poucos casos dor.

Onde encontrar o sabonete de enxofre?

Onde Encontrar O Sabonete De

Esse tipo de produto pode ser facilmente encontrado em farmácias e drogarias espalhadas por todo o país. Também é possível fazer a compra do sabonete através de sites de farmácias pela internet.

No entanto se você possui uma pele muito sensível ou problemas com acne em um nível de grande escala, recomendamos que antes de começar a usar esse sabonete, vá até um dermatologista.
É possível fazer um sabonete de enxofre em casa?

Para aquelas pessoas que gostam sempre de uma solução mais caseira e natural, existe sim a possibilidade de fazer o sabonete de enxofre na sua própria casa. Eu separei aqui um passo a passo bem fácil.

Com certeza você terá facilidade de encontrar a maioria (a verdade todos) dos ingredientes, sem muitos obstáculos. No entanto é importante que haja a aplicação de algum óleo de sua preferência na receita (para evitar o ressecamento da sua pele).

Os óleos que são mais indicados são: óleo de amêndoas, óleo de coco, óleo de rícino, entre outros tipos. Escolha aquele que você mais gosta e inclua no seu ritual de beleza. Agora vamos em amis demora ao nosso passo a passo.

Os ingredientes necessários para fazer o sabonete de enxofre são:

  • Enxofre em pó (2 colheres de sopa).
  • Sabonete de glicerina branca (300 gramas).
  • Corante (uso opcional).
  • Óleo base (1 colher de sopa cheia).
  • Óleo aromático (de 5 a 10 gotas).

Preparo do sabonete

Para começar o preparo do seu sabonete de enxofre, você deverá raspar ou apenas cortar em pequenos pedaços o sabonete de glicerina. Logo em seguida, despeje os pedacinhos em um recipiente que possa ser levado aos micro-ondas.

Derreta a glicerina no micro-ondas, como a potência desse eletrodoméstico pode varias, aconselhamos você colocar em intervalos de 30 em 30 segundos, somente para que seja derretido.

Retire o recipiente do micro-ondas assim que a glicerina se encontrar no estado líquido. Nesse momento acrescente aos poucos o enxofre em pó. Mexa para que os ingrediente se misturem perfeitamente.

Quando a mistura estiver homogênea, acrescente os dois óleos da receita, primeiro o óleo base e em seguia o óleo aromático. Caso você queira, inclua nesse momento também o corante.

Coloque a mistura em pequenas formas, para que o líquido seque e forme o seu sabonete. Deixe as forminhas secarem naturalmente por um período de 24 horas. Após esse período o sabonete poderá ser usado normalmente.

Depois de saber o quanto o sabonete de enxofre pode ajudar a nossa pele, está preparado para usá-lo? Me conta nos comentários se você achou fácil esse passo a passo ou se prefere comprar ele prontinho já.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Sabonete de Enxofre: Para que Serve, Contraindicações e Como Fazer. O FemmeVerso estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.