Unhas Amareladas: Causas, Prevenção e Receitas Caseiras

As unhas amareladas podem sinalizar uma série de problemas (e até doenças). Mas não entre em pânico! Vamos tirar todas as suas dúvidas!

Publicado em e atualizado em: 07-07-2020 por Lory Aguiar

Cuidar das unhas sempre foi um hábito comum entre as mulheres, sejam os cuidados realizados nos salões de beleza ou então em sua própria casa.

Com a importância desse cuidado, em algumas ocasiões podem ser percebidas algumas alterações nas características das unhas, incluindo unhas amarelas e quebradiças.

Diante disso, muitas causas podem acarretar nesses resultados, envolvendo má uso de esmaltes, aspectos relacionados à alimentação e também podendo indicar diversas doenças.

Quer saber mais sobre o que causa e quais os produtos indicados para combater as unhas amareladas, fique comigo neste post.

O que pode estar causando as unhas amareladas?

As unhas amareladas podem ser causadas por diversos fatores, que envolvem a saúde ou má utilização de produtos.

Sendo assim, para saber um pouco mais sobre quais os fatores de riscos para unha amarelada, confira a lista que separei aqui embaixo.

  • Mau uso de esmaltes: O uso constante de esmaltes pode deixar suas unhas mais frágeis e amareladas. Isso acontece quando você usa erroneamente o esmalte sem proteger as unhas. Outro risco são os esmaltes mais pigmentados, com cores fortes e cintilantes, podendo deixar o local mais propenso a amarelar.
  • Micoses nas unhas: algumas micoses além de deixar as unhas mais frágeis podem danificar a proteína o que leva ao amarelamento do local. Essas micoses na maioria das vezes são causadas por fungos que se manifestam normalmente com a falta de nutrientes de proteção.
  • Unhas muito compridas: As unhas amareladas também podem ser causadas pelo comprimento, já que ocorre o descolamento da unha por conta de seu tamanho.
  • Uso de medicamentos: Alguns medicamentos como antibióticos podem deixar a unha mais amareladas, o que torna comum acontecer em alguns casos.
  • Produtos de limpeza: Os produtos de limpeza como desinfetantes e água sanitária também podem estar contribuindo para o amarelamento de suas unhas.
  • Determinados alimentos em excesso: Existem alimentos que podem favorecer esse efeito nas unhas e também acometendo a pele amarelada. Esses alimentos contém a substância caroteno, que são encontrados na cenoura, abóbora, batata-doce e mamão entre outros.
  • Uso frequente de cigarro: Com as várias contraindicações do uso de cigarro, este pode ser outro fator que pode estar influenciando sua unha amarela. Isso acontece graças às substâncias prejudiciais compostas no cigarro.
  • Doenças do fígado: Algumas doenças relacionadas ao fígado podem ser percebidas através das unhas e peles amareladas. Entre elas se destacam hepatites, cirrose hepática, cisto no fígado e insuficiência no fígado entre outras.
  • Outras doenças: Além de doenças relacionadas ao fígado, outras podem ser indicadas através das unhas amareladas, entre elas estão: Anemia, doenças de pulmão, problemas com tireoide, doenças cardíacas e renais.

Desse modo, todos esses efeitos podem ser indicados através do aspecto de sua unha, no caso de doença isso só será confirmado com auxílio de exames e um olhar clínico de um médico.

Entretanto, no que se refere a outros fatores prejudiciais, alguns cuidados diários podem garantir a saúde e aparência de sua unha.

Como evitar as unhas amareladas?

Assim como pode ser indicativo de várias doenças, as unhas amarelas também podem ser evitadas, quando envolve situações que prevalecem este efeito.

Por mais que seja normal as unhas amarelarem durante a velhice, alguns cuidados podem ser tomados para manter a boa aparência das unhas.

Um dos cuidados essenciais para manter a unha saudável é fazer uso de bons esmaltes, com prazo de validade em dia e elementos presentes nos esmaltes que não agridem a superfície da unha.

Sendo assim, antes de aplicar a cor de esmalte em sua unha, prefira protegê-la com uma base fortalecedora ou vitamínica específica para as unhas.

Quando sua unha estiver amarelada evite usar esmaltes por um tempo, ou intercale um os dias de pintar as unhas. Inclua também hidratação das mãos com cremes e loções específicas para manter a boa aparência da mesma.

É importante manter uma dieta equilibrada, com alimentos saudáveis como frutas e legumes, porém, não exagere nos alimentos com caroteno.

Contudo, introduza também pelo menos 3 litros de água por dia, bem como sucos naturais e pratique exercícios regularmente.

Receitas caseiras para combater as unhas amareladas

Agora que você já conhece as causas que resultam em uma unha amarelada, confira as receitas caseiras que podem ajudar a tirar o amarelado e trazer o aspecto bonito novamente.

Apesar disso, todas as sugestões devem vir acompanhada de cuidados como higienização e limpeza das unhas.

Se os sintomas persistirem por mais tempo, um médico deverá ser consultado para descartar qualquer hipótese de doença.

Se a causa de sua unha amarela seja o esmalte, confira as sugestões de receitas caseiras para clarear suas unhas.

Receita 01: Sabão de coco

Para esta receita você vai precisar somente de sabão de côco em barra ou líquido, para ajudar na aplicação, escolha uma escovinha com cerdas delicadas.

Basicamente, você só irá precisar aplicar o sabão sobre as unhas e esfregar cuidadosamente a escovinha, depois disso, é só enxaguar com água naturalmente.

Faça este processo todos os dias, até que as unhas estejam clareadas.

Receita 02: Bicarbonato de sódio

Nesta receita você vai precisar de uma colher de bicarbonato e um pouco de água, deixe suas unhas de molho durante 5 minutos.

O tempo de aplicação pode ser repetido diariamente até suas unhas voltarem ao normal.

Receita 03: Água oxigenada

A água oxigenada indicada para este procedimento deve ser a mesma usada para limpar machucados. E com a ajuda de um algodão, molhe-o na água oxigenada e cubra bem as unhas com o produto por alguns minutos.

Apesar de parecer inofensiva, evite contato com o sol enquanto estiver em tratamento com o produto, pois assim evitará queimaduras.

Receita 04: Vinagre

Outro produto de fácil acesso é o vinagre branco puro, o mesmo usado para temperar saladas.

Neste sentido, encha um copo com vinagre puro e deixe as unhas de molho por um período de 20 minutos, após isso, lave bem as mãos com água morna.

Repita a receita até que as suas unhas fiquem claras e bonitas novamente.

Uma sugestão rápida para resolver o amarelado é lixar a unha com auxílio de uma lixa de polimento que se torna menos agressivas que as comuns.

Cuidar das unhas também ajuda a evitar doenças que podem ser adquiridas através do contato com bactérias no dia a dia.

Além disso, ir a manicure também ajuda na prevenção e manutenção da beleza de suas mãos.

Saber sobre como evitar e combater as unhas amareladas é de muita importância, pois elas podem indicar doenças graves que podem ser tratadas com antecedência.

Como limpar as unhas dos pés passo a passo

  1. Lave, esfregue e seque os pés como um todo.

  2. Deixe as unhas mergulhadas em água morna por um tempo (em média 15 minutos), caso queira, use sais ou óleos essenciais.

  3. Faça uma esfoliação ao redor de todas as unhas. 

  4. Corte as unhas de forma reta e com o auxílio da serra deixe-as arredondadas.

  5. Use uma escova pequena para retirar as sujeiras que se encontram nas laterais e embaixo das unhas.

  6. Novamente esfregue entre os dedos para retirar qualquer resíduo.

  7. Seque todo o pé com uma toalha limpa, principalmente entre os dedos.

O que é uma pinta escura na unha do pé?

A pinta escura, se for uma mancha vertical escura que vai aumentando com o passar do tempo, poder significar a presença de um melanoma subungueal (ou melanoma de unha) um raro tipo de câncer que é mais frequente em adultos. Caso haja suspeita, entre em contato com um dermatologista.

O que são manchas escuras na unha?

Manchas escuras na unha podem ser desde um acúmulo de sangue causado por uma pancada, uma pinta natural ou até mesmo algum problema mais sério.

O que fazer quando sua unha fica preta?

Se as manchas começam da raiz da unha, procure um dermatologista. Caso não, evite sapatos apertados ou qualquer tipo de situações que exponha as unhas a traumas, como chutes, por exemplo.

Como tirar o amarelado das unhas com pasta de dente?

Use um creme dental que tenha ação clareadora, ou seja, que contenha peróxido de hidrogênio e/ou bicarbonato de sódio em sua formulação. Aplique o creme dental e deixe-o agir por dez minutos, depois disso, use uma escova pequena para esfregar e lave com água morna e sabão.

O que é bom para clarear unhas escuras?

Algumas receitas caseiras podem ser muito eficazes no processo de clareamento de unhas escuras. Substâncias como bicarbonato e limão as mais utilizadas nas receitas. 

Como limpar debaixo da unha do pé?

Para limpar essa região que é de difícil alcance você deverá usar uma esponja ou uma escova pequena água e sabão, esfregar levemente até que todos os resíduos de sujeira tenham saído das unhas.

Como clarear as unhas dos pés com água oxigenada?

Coloque em uma vasilha não metálica água morna e uma colher de sopa de água oxigenada de 10 volumes, mergulhe as suas unhas por uma média de 10 minutos, depois retire-as e lave-as com água corrente e sabão.

Para que serve o bicarbonato nas unhas?

O bicarbonato possui diversas ações positivas entre elas, ajudar no tratamento de fungos nas unhas e também ajuda a amolecer as cutículas se misturado à água morna antes de retirar as cutículas.

O que pode ser mancha branca na unha do pé?

As manchas brancas nas unhas são chamadas de leuconiquia focal e pode estar ligada à deficiência de vitaminas ou alguns minerais essenciais como o cálcio ou o zinco. Você só deverá se preocupar, caso a ocorrência seja recorrente. 

Como tirar o amarelado das unhas causadas pelo esmalte?

Algumas soluções caseiras ajudam a tirar o amarelado causado pelo esmalte nas unhas. Uma simples é espremer um limão em água morna e deixar as unhas mergulhadas por 10 minutos, lave bem em seguida. 

Porque as unhas ficam amarelas depois de tirar o esmalte?

Caso o esmalte fique por muito tempo nas unhas ele poderá alterar a queratina, nesse caso, o pigmento amarelado começa a ser depositado nas unhas.

Se você gostou de nossas dicas e possui outra receita para nos indicar, compartilhe nos comentários, iremos gostar de saber mais sobre como combater a unha amarelada.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Unhas Amareladas: Causas, Prevenção e Receitas Caseiras. O FemmeVerso estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.