Vaporização da Pele: Como Fazer em Casa? Quais os Benefícios?

Saiba tudo sobre a famosa técnica! Tire todas as suas dúvidas e saia daqui mais decidida!

Publicado em e atualizado em: 04-06-2022 por Lory Aguiar

A vaporização é um dos processos mais importantes para ajudar no tratamento da pele, neste artigo você irá aprender tudo sobre esse procedimento.

Manter os cuidados com a pele em dia é uma das coisas que todas as pessoas deveriam fazer, inclusive nós mulheres que sempre estamos nos dedicando a estar com a saúde em dia e com a beleza também.

Sabemos que a correria diária nos afasta cada vez mais de rotinas de saúde e de beleza de nossa pele, mas ela está a todo momento recebendo agressões, seja pela poluição, exposição solar, uso de cosméticos, alimentação, tudo interfere diretamente em nossa pele, principalmente a pele do nosso rosto.

O Que É A Vaporização Da Pele

É muito comum quando sentimos que estamos com excesso de acne ou aparência de pele seca realizarmos uma lavagem de limpeza mais profunda, mas somente isso não funciona.

A nossa pele exige muitos cuidados que vão além de uma simples lavagem, e justamente por isso que o mercado de cosméticos está investindo cada vez mais em produtos que ajudem a deixar a pele muito mais hidratada, nutrida e tratada.

O que é a vaporização da pele?

O processo de vaporização da pele é uma das etapas mais importantes pois ajuda na dilatação dos poros e por consequência, deixa mais fácil a retirada das impurezas que se acumulam na pele, como por exemplo, restos de maquiagem, poeira, ou apenas células mortas que permanecem na pele.

O processo de vaporização da pele é essencial pois quando realizado antes de um processo estético, ajuda na absorção dos princípios ativos dos hidratantes, tonificantes, cremes anti-idades, entre outros.

Por que devemos vaporizar a pele?

Por Que Devemos Vaporizar A Pele

Além da dilatação dos poros o processo de vaporização da pele pode ser muito benéfico, listamos alguns dos benefícios que a vaporização pode fazer pela sua pele, abaixo:

  • Ajuda a remover as células mortas da pele.
  • Diminui a quantidade de cravos e espinhas no rosto.
  • Ajuda no relaxamento do rosto.
  • Auxilia no processo de limpeza profunda.
  • Melhora a circulação sanguínea na área.
  • Ajuda a remover toxinas que permanecem na pele.
  • Quais os cuidados se deve tomar ao fazer a vaporização da pele

Todos os procedimentos que realizamos em nossa pele devem sempre despertar alguns cuidados, e não seria diferente com a vaporização da pele.

O primeiro cuidado é evitar o contato da pele com a água quente, pois a temperatura que faz a água ferver é 100 °C e pode causar queimaduras na pele. Para fazer o procedimento é importante manter uma distância confortável e também colocá-lo em um móvel seguro para evitar que a bacia caia e cause algum acidente.

A vaporização da pele deve ser feita uma vez por semana, de forma alguma faça esse procedimento diariamente pois a nossa pele precisa de um tempo para que ocorra a renovação celular.

Não faça a vaporização da pele após o procedimento de esfoliação, extração de cravos ou de outro procedimento, a vaporização sempre deve anteceder o processo de estética que você deverá fazer na pele.

Como fazer a vaporização da pele em casa – passo a passo

Como Fazer Vaporização da Pele em Casa

Tempo total: 1 hora

Lave o rosto

Para dar início a esse processo, é importante lavar o rosto com um sabonete neutro (ou de sua preferência).

Ferva água

Coloque água para ferver, após a fervura, coloque em uma bacia.

Adicione os óleos essenciais

Na bacia, juntamente com a água você poderá incluir óleos essenciais para potencializar as vantagens da vaporização.

Escolha bons óleos

Camomila, lavanda, sálvia, alfazema, erva doce e alecrim são ótimas opções para incluir na água. Se desejar, também poderá optar por incluir folhas de hortelã ou de eucalipto.

Fixe a bacia

Deixe a bacia com a água em um local firme e com uma altura semelhante a uma mesa ou a um balcão.

Deixe uma toalha próximo

Pegue uma toalha limpa e seca e deixe próximo a bacia. Fique de pé em frente à bacia, se curve com cuidado em frente à bacia.

Aproxime o rosto

Aproxime o seu rosto até chegar perto da água presente na bacia, mas não o encoste.

Coloque a toalha na cabeça

Para que o vapor seja direcionado ao rosto de forma mais efetiva, você poderá colocar a toalha em volta de sua cabeça.

Feche os olhos

Não esqueça de fechar os olhos e a boca durante o processo, fique recebendo o vapor da água entre cinco a quinze minutos, não exceda o tempo recomendado.

Enxague

Retire o rosto do vapor e enxugue-o na toalha, é importante não esfregar a toalha no rosto apenas secar pressionando-a levemente contra o rosto.

Adapte

Agora você está apta a realizar a sua rotina de beleza como de costume.

O que fazer após a vaporização da pele?

O Que Fazer Após A Vaporização Da Pele

Depois do processo de vaporização da pele, é uma ótima oportunidade para extrair os cravos, caso você possua um extrator específico poderá aproveitar para retirar com facilidade os cravinhos que teimam em não sair do rosto.

A vaporização da pele é um procedimento importante, no entanto pode deixar (quase sempre isso ocorre) a pele um pouco irritada e principalmente se for após a remoção dos cravos. Por esses motivos você precisará acalmar a sua pele.

Uma boa alternativa é realizar uma hidratação, há pessoas que preferem fazer uma esfoliação, no entanto, antes verifique se a sua pele já não se encontra um pouco sensível, caso esteja, deixe a esfoliação para outro momento e faça apenas uma hidratação com o seu creme facial.

Cremes à base de plantas são bem recomendados, geralmente mel, aveia, trigo, erva doce são princípios ativos de cremes que ajudam a manter a hidratação da pele, seu brilho e sua saúde. Opte sempre por produtos mais naturais.

Existem muitas receitas caseiras tanto de esfoliação quanto de hidratação com produtos que você facilmente encontra na sua casa e além de baratos são opções muito mais saudáveis para a sua pele, e quanto mais saudável ela ficar mais bela será a sua aparência, não é mesmo?

E então pessoal! Gostaram de aprender um pouco mais sobre a vaporização da pele? Já conheciam ou faziam esse procedimento? Me conta aqui nos comentários a sua opinião sobre. Eu amo ler os comentários de você e saber de cada experiência.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Vaporização da Pele: Como Fazer em Casa? Quais os Benefícios?. O FemmeVerso estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.