Você conhece todo o poder da argila?
Confira tudo sobre a Argiloterapia para tratar as madeixas e a pele! Veja como a técnica funciona e principais benefícios!
A Argiloterapia é um tipo de técnica específica para tratamento estético, a partir da argila. Em razão de suas propriedades benéficas, este elemento auxilia a tratar condições específicas da pele e também dos cabelos. Veja, a seguir.
Conteúdo
O que é a Argiloterapia?
Trata-se de uma técnica que faz uso de produtos com argila para o cuidado dos fios capilares e da pele, com a existência, portanto, de dois tipos da terapia:
- a argiloterapia facial e corporal;
- a argiloterapia capilar.
A primeira é capaz de desinflamar e desintoxicar a pele, ao passo que, na segunda, há a remoção das impurezas presentes nos fios capilares. Portanto, deixa o cabelo cheio de brilho, macio e saudável.
Estas máscaras feitas com a argila têm consideração como a preparação mais antiga para a finalidade cosmética. Portanto, seu uso ultrapassa gerações para tratamento estético.
Essa argila apresenta força para a absorção e remoção de toxinas, bem como impurezas e metais pesados. Em mesma instância promovem a transferência para a pele de diversas nutrições benéficas.
Argila
Trata-se de um tipo de rocha sedimentar que tem origem a partir da lenta erosão de granitos, compondo uma substância orgânica rica em oligoelementos como silício, que tem atuação para reconstruir tecidos, além de:
- zinco e alumínio – promovem o auxílio na cicatrização;
- ferro – atua na produção energética e oxigênio para os elementos celulares.
Este elemento apresenta substâncias antioxidantes, de caráter secativo, antisséptico e desintoxicante. Apresenta, ainda, efeito tensor e reconstrutor para a pele, e portanto, tem indicação para tratar a acne, reduzindo flacidez, celulites e demais condições semelhantes.
Pode ter aplicação na área facial e em quaisquer áreas do corpo, absorvendo o óleo, infecção, toxinas e demais condições.
Como funciona?
Para o tratamento, em questão, é necessário fazer a mistura de três colheres de argila com um tanto de água mineral, até que forme uma pasta. Depois disso, é só aplicar a mistura nos fios capilares secos, com o auxílio de pincel e deixar descansando por 15min.
Depois do tempo de pausa, enxaguar os fios e lavar como eventualmente. O essencial é que se faça uma hidratação posteriormente ao tratamento, para que se evite os fios ressecados.
Benefícios da Argiloterapia
Os benefícios, em questão, correspondem as propriedades que fazem bem ao rosto e corpo, bem como aos cabelos. Confira, a seguir.
Para o corpo e rosto
Esta terapia para o corpo e para o rosto, também é famosa como argiloterapia corporal, e aplica-se de forma direta na pele, para desinflamação, desintoxicação e melhora a corrente de sangue.
O tratamento com a argila tem indicação para tratar a pele seca, com acne ou demais condições da pele, a exemplo da psoríase, sendo essencial para eliminar a fadiga, promover o relaxamento ou o tratamento das dores nas costas.
De modo geral, o tratamento deve ser realizado uma vez na semana, e a argila deve ter atuação na pele em período de 20min.
Para os cabelos
É conhecida como argiloterapia capilar e aplica-se por meio de produtos à base da argila, na região dos cabelos e do couro cabeludo, de maneira a promover o aumento da hidratação e dos fios brilhosos.
A técnica atua como um tipo de peeling, porque, primeiro a argila fará a remoção de todos os fios com impurezas, bem como o couro cabeludo e a raiz, numa aplicação apenas. Isso é essencial para aqueles que desejam tratar as condições de caspas ou queda capilar.
A recomendação é que tal tratamento seja realizado, no mínimo, uma vez na semana, em período de dez semanas.
Argiloterapia Capilar
Trata-se de uma terapia que é realizada por meio da argila colorida, disponível em ambientes de produtos naturais, bem como estabelecimentos homeopáticos. É uma intervenção natural, que não faz uso de nenhum químico e, portanto, pode ser realizado nos cabelos de crianças e também gestantes.
Em determinados salões, já há a adoção de tal prática, com o valor que beira os R$70,00. Mas de forma caseira, também é muito prático.
A argila, como já mencionado, apresenta substâncias que tonificam, adstringente e estimulam. Ainda, tem efeito bactericida, que regenera, é antisséptico e anti-inflamatório.
Aplicar o elemento da raiz capilar, bem como nos fios, faz com que ocorra um tipo de peeling dos cabelos, em razão da remoção dos elementos celulares mortos, liberando toxinas do organismo, e ativando a circulação do couro cabeludo. É capaz de absorver os resíduos e impurezas, promovendo uma higienização profunda.
É muito importante dizer que, ainda que todas as vantagens sejam mencionadas, esta substância deve ter aplicação em, pelo menos, de mês em mês, em razão do ressecamento que pode causar. É indicada a hidratação posteriormente a sua utilização.
Tipos de Argila
Há diversos tipos de argilas, distinguidas pelas suas cores. No cabelo, por exemplo, há especificações para solucionar condições problemáticas específicas.
Verde e Preta
Estas são as mais comuns. A argila preta é essencial para uso em caso de raízes com muito óleo, bem como uma queda excessiva de cabelos. Portanto, é mais ácida e com maior quantidade orgânica do que a argila, a seguir.
A verde é essencial para aqueles que desejam fazer a limpeza, a tonificação dos fios. Tem indicação para aquele público que apresenta oleosidade normal dos cabelos.
Branca e Rosa
Há também as argilas branca, rosa, vermelha, roxa. Todas estas são fundamentais para aqueles que almejam uma limpeza profunda e a desintoxicação do couro cabeludo.
Porém, de mesma forma que as demais argilas, cada uma tem indicação para esta finalidade determinada. A argiloterapia dos cabelos, com a argila branca é essencial para qualquer tipo de cabelo. A rosa ou vermelha são para aquelas que apresentam cabelos ruivos, porque atua como um tipo de tonificante para o tom específico dos fios.
E se você gostou dessas dicas, não deixe de comentar aqui conosco! Compartilhe com seus amigos e conte-nos o que achou dessa terapia incrível e natural para a saúde da pele e de seus cabelos!
Deixe uma resposta