Argiloterapia: Como Funciona e Quais são os Benefícios Estéticos?

Você conhece todo o poder da argila?

Publicado em e atualizado em: 07-09-2020 por Lory Aguiar

Confira tudo sobre a Argiloterapia para tratar as madeixas e a pele! Veja como a técnica funciona e principais benefícios!

A Argiloterapia é um tipo de técnica específica para tratamento estético, a partir da argila. Em razão de suas propriedades benéficas, este elemento auxilia a tratar condições específicas da pele e também dos cabelos. Veja, a seguir.

O que é a Argiloterapia?

O Que É A Argiloterapia

Trata-se de uma técnica que faz uso de produtos com argila para o cuidado dos fios capilares e da pele, com a existência, portanto, de dois tipos da terapia:

  1. a argiloterapia facial e corporal;
  2. a argiloterapia capilar.

A primeira é capaz de desinflamar e desintoxicar a pele, ao passo que, na segunda, há a remoção das impurezas presentes nos fios capilares. Portanto, deixa o cabelo cheio de brilho, macio e saudável.

Estas máscaras feitas com a argila têm consideração como a preparação mais antiga para a finalidade cosmética. Portanto, seu uso ultrapassa gerações para tratamento estético.

Essa argila apresenta força para a absorção e remoção de toxinas, bem como impurezas e metais pesados. Em mesma instância promovem a transferência para a pele de diversas nutrições benéficas.

Argila

Trata-se de um tipo de rocha sedimentar que tem origem a partir da lenta erosão de granitos, compondo uma substância orgânica rica em oligoelementos como silício, que tem atuação para reconstruir tecidos, além de:

  • zinco e alumínio – promovem o auxílio na cicatrização;
  • ferro – atua na produção energética e oxigênio para os elementos celulares.

Este elemento apresenta substâncias antioxidantes, de caráter secativo, antisséptico e desintoxicante. Apresenta, ainda, efeito tensor e reconstrutor para a pele, e portanto, tem indicação para tratar a acne, reduzindo flacidez, celulites e demais condições semelhantes.

Argila

Pode ter aplicação na área facial e em quaisquer áreas do corpo, absorvendo o óleo, infecção, toxinas e demais condições.

Como funciona?

Como Funciona 1

Para o tratamento, em questão, é necessário fazer a mistura de três colheres de argila com um tanto de água mineral, até que forme uma pasta. Depois disso, é só aplicar a mistura nos fios capilares secos, com o auxílio de pincel e deixar descansando por 15min.

Depois do tempo de pausa, enxaguar os fios e lavar como eventualmente. O essencial é que se faça uma hidratação posteriormente ao tratamento, para que se evite os fios ressecados.

Benefícios da Argiloterapia

Benefícios Da Argiloterapia

Os benefícios, em questão, correspondem as propriedades que fazem bem ao rosto e corpo, bem como aos cabelos. Confira, a seguir.

Para o corpo e rosto

Esta terapia para o corpo e para o rosto, também é famosa como argiloterapia corporal, e aplica-se de forma direta na pele, para desinflamação, desintoxicação e melhora a corrente de sangue.

O tratamento com a argila tem indicação para tratar a pele seca, com acne ou demais condições da pele, a exemplo da psoríase, sendo essencial para eliminar a fadiga, promover o relaxamento ou o tratamento das dores nas costas.

De modo geral, o tratamento deve ser realizado uma vez na semana, e a argila deve ter atuação na pele em período de 20min.

Para os cabelos

É conhecida como argiloterapia capilar e aplica-se por meio de produtos à base da argila, na região dos cabelos e do couro cabeludo, de maneira a promover o aumento da hidratação e dos fios brilhosos.

A técnica atua como um tipo de peeling, porque, primeiro a argila fará a remoção de todos os fios com impurezas, bem como o couro cabeludo e a raiz, numa aplicação apenas. Isso é essencial para aqueles que desejam tratar as condições de caspas ou queda capilar.

A recomendação é que tal tratamento seja realizado, no mínimo, uma vez na semana, em período de dez semanas.

Argiloterapia Capilar

Argiloterapia Capilar

Trata-se de uma terapia que é realizada por meio da argila colorida, disponível em ambientes de produtos naturais, bem como estabelecimentos homeopáticos. É uma intervenção natural, que não faz uso de nenhum químico e, portanto, pode ser realizado nos cabelos de crianças e também gestantes.

Em determinados salões, já há a adoção de tal prática, com o valor que beira os R$70,00. Mas de forma caseira, também é muito prático.

A argila, como já mencionado, apresenta substâncias que tonificam, adstringente e estimulam. Ainda, tem efeito bactericida, que regenera, é antisséptico e anti-inflamatório.

Aplicar o elemento da raiz capilar, bem como nos fios, faz com que ocorra um tipo de peeling dos cabelos, em razão da remoção dos elementos celulares mortos, liberando toxinas do organismo, e ativando a circulação do couro cabeludo. É capaz de absorver os resíduos e impurezas, promovendo uma higienização profunda.

É muito importante dizer que, ainda que todas as vantagens sejam mencionadas, esta substância deve ter aplicação em, pelo menos, de mês em mês, em razão do ressecamento que pode causar. É indicada a hidratação posteriormente a sua utilização.

Tipos de Argila

Tipos De Argila

Há diversos tipos de argilas, distinguidas pelas suas cores. No cabelo, por exemplo, há especificações para solucionar condições problemáticas específicas.

Verde e Preta

Estas são as mais comuns. A argila preta é essencial para uso em caso de raízes com muito óleo, bem como uma queda excessiva de cabelos. Portanto, é mais ácida e com maior quantidade orgânica do que a argila, a seguir.

A verde é essencial para aqueles que desejam fazer a limpeza, a tonificação dos fios. Tem indicação para aquele público que apresenta oleosidade normal dos cabelos.

Branca e Rosa

Há também as argilas branca, rosa, vermelha, roxa. Todas estas são fundamentais para aqueles que almejam uma limpeza profunda e a desintoxicação do couro cabeludo.

Porém, de mesma forma que as demais argilas, cada uma tem indicação para esta finalidade determinada. A argiloterapia dos cabelos, com a argila branca é essencial para qualquer tipo de cabelo. A rosa ou vermelha são para aquelas que apresentam cabelos ruivos, porque atua como um tipo de tonificante para o tom específico dos fios.

E se você gostou dessas dicas, não deixe de comentar aqui conosco! Compartilhe com seus amigos e conte-nos o que achou dessa terapia incrível e natural para a saúde da pele e de seus cabelos!

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Whatsapp

Você leu Argiloterapia: Como Funciona e Quais são os Benefícios Estéticos?. O FemmeVerso estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.