Terapia Fotodinâmica para Acne Funciona? Como Funciona e Quais os Colaterais?

Esta em dúvida se vai ou não fazer? Tire sua dúvida lendo este artigo!

Muitos tratamentos prometem acabar com as terríveis acnes e comedões, sejam através de cremes, procedimentos dolorosos com equipamentos ou com receitas caseiras naturais.

Um tratamento que está fazendo muito sucesso nessa luta contra as indesejáveis acnes, é a Terapia fotodinâmica para acne.

A terapia era indicada inicialmente para tratamento de tumores cutâneos, eliminando de 80% a 100% das ceratoses actínicas, que são as lesões que podem causar o aparecimento do câncer.

Hoje esse tratamento intensivo, promete uma limpeza profunda do rosto afetado pelas espinhas, bem como, prevenir do aparecimento de novas acnes.

A luta contra as acnes é algo que muitas pessoas vêm passando ao longo dos tempos, e muitos produtos cosméticos são ofertados pela indústria dermatológica.

Se você está em busca de um tratamento eficaz para acabar com as espinhas, acompanhe nosso artigo sobre tudo que você precisa saber sobre a Terapia fotodinâmica para acne.

Para quem é indicado a Terapia fotodinâmica para acne?

O tratamento com a Terapia fotodinâmica para acne, é indicado para pessoas que sofrem com as espinhas de casos moderado à casos considerados mais graves e severos.

Entretanto, é indicado também para peles com acnes que estão inflamadas e com manchas causadas pelas espinhas.

Também pode ser usada para auxiliar em tratamentos para rejuvenescimento da pele e tratamento de rugas e marcas de expressão.

Para o tratamento de lesões que podem causar câncer de pele, esse tratamento não pode ser considerado uma cirurgia, também não pode ser usada para tratamentos mais profundos de câncer de pele.

Como funciona o procedimento?

O tratamento permite uma melhora significativa do quadro com acne, pois a terapia age destruindo as glândulas sebáceas, formando um efeito antibacteriano e diminuindo a obstrução dos poros.

A Terapia fotodinâmica promove uma reação fotoquímica, procedendo a partir de uma ligação entre o agente fotossensibilizante e a luz de feixes (azul, vermelho ou verde).

Para a reação fotoquímica, é utilizado o ácido amino levulínico ou o metil amino levulínico que estão presentes nos cremes para aplicação.

O resultado terapêutico se dá a partir do procedimento que deixa a pele rejuvenescida e tratada, livre das terríveis acnes.

O que acontece também é uma diminuição da oleosidade da pele, prevenindo o surgimento de imperfeições causadas pelos poros abertos.

Para espinhas inflamatórias, o tratamento pode melhorar em até 60% nessas situações.

Quais os cuidados antes da terapia?

O ideal é que sua pele esteja livre de feridas ou lesões profundas, principalmente que ela não esteja irritada por alergia a algum produto ou procedimento estético anterior, como os peelings para o rosto.

Antes da aplicação, é importante remover todas as impurezas do rosto como: maquiagem, cremes, protetores solar e entre outros.

Para remover as impurezas, utilize uma loção de água termal ou água micelar, que são produtos que não agridem a pele, pelo contrário, até hidratam.

Contudo, este é um procedimento muito seguro, e possui poucas contraindicações.

Como ocorrem as sessões?

Como todo procedimento, a terapia precisa ser realizada por um especialista, que entenda e saiba orientar o cliente sobre as sessões e os cuidados após o procedimento.

A sessão de terapia fotodinâmica para acne é um tratamento semelhante a com a Luz Pulsada ou tratamentos com o laser, sendo realizada da seguinte forma, em 4 passos:

  1. Passo: Neste primeiro passo, é realizada a aplicação de cremes, conhecida como microdermoabrasão.
  2. Passo: É aplicada uma loção ou cremes específicos e fotossensibilizantes, que são ativados com a presença de luz presente nos equipamentos para a terapia fotodinâmica.
  3. Passo: O paciente deve aguardar por pelo menos duas horas antes de receber o aparelho com flocos luz sobre a pele.
  4. Passo: Neste último passo, é realizado o procedimento com as luzes dos equipamentos específicos, de forma que eles começarão destruindo todas as células sebáceas, juntamente, com as bactérias.

A duração das sessões é de aproximadamente 60 minutos, e o procedimento pode ser feito a cada três semanas, de acordo com o resultado esperado.

Mas a duração de todo o procedimento, com a aplicação dos cremes/loções pré-sessão, o tratamento pode durar cerca de três horas.

Quais os resultados com o procedimento?

Os resultados do procedimento são uma pele renovada, livre de imperfeições, oleosidade e manchas.

Como é um tratamento indicado para várias condições de rosto com acne, alguns casos, podem ser mais demorados do que outros para alcançar os resultados.

No entanto, na maioria dos casos, os resultados já são encontrados no máximo na terceira sessão de tratamento.

Quanto custa a terapia fotodinâmica para acne?

A terapia fotodinâmica para acne é um procedimento que exige técnica especializada e conhecimento de um profissional.

O valor para cada sessão pode chegar a R$ 2 mil reais, dependendo da clínica que você escolher.

Quais os cuidados após o tratamento?

No que se refere aos cuidados após o tratamento, é preciso esclarecer que o procedimento pode causar vermelhidão, descamação e também inchaço da pele.

Podendo permanecer estes sintomas na primeira semana, além disso, o rosto poderá ficar mais sensível por um tempo.

É recomendável que se permanecer esses sintomas, você possa usar saquinhos de chá de camomila para acalmar a pele.

Também importante cuidar com a exposição ao sol durante as primeiras 24 horas após o procedimento.

Além disso, após a espera é importante o uso do protetor solar diariamente, de preferência fatores acima de FPS 30.

O pós-tratamento pode necessitar fazer uso de medicamentos ingeridos, por isso, é importante consultar um dermatologista para tirar todas as suas dúvidas.

O procedimento para terapia fotodinâmica, é uma novidade para o mercado dermatológico, pois seus efeitos são nocivos para a pele, tornando ela ainda mais saudável.

Sendo uma técnica com resultados significativos para as correções de imperfeições, ele também faz a recuperação da saúde dos tecidos, trazendo uma alternativa eficaz contra as acnes.

O tratamento pode ser considerado um peeling intermediário, proporcionando um resultado satisfatório para quem escolher este tipo de procedimento dermoestético.

E aí, você já conhecia este procedimento?

Compartilhe conosco, qual sua opinião sobre a Terapia Fotodinâmica para Acne.

Compartilhe nas Redes Sociais! :)

Facebook Twitter Pinterest Linkedn

Você leu Terapia Fotodinâmica para Acne Funciona? Como Funciona e Quais os Colaterais?. O FemmeVerso estará aqui para te ajudar sempre que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *